A época industrial do final do século XIX foi um ponto fulcral no desenvolvimento da humanidade onde a exploração de criancinhas a custo nulo em Inglaterra e outros países Europeus permitiu um aumento de consumo capitalista, até hoje em que continuamos com um consumo capitalista enorme graças à exploração de criancinhas na China e outros países Orientais. Rise of Industry coloca-nos no século XX, em que temos que criar e gerir cadeias de fornecimento desde matéria prima até à venda directa.

Rise of Industry (RoI) é um Tycoon/Management Game, daqueles em que o objectivo principal é ganhar dinheiro virtual e tornar-se super rico. Virtualmente. Que na verdade é toda a riqueza porque dinheiro é um conceito inventado por uma indústria que queria meter toda a gente a trabalhar para elas sem repararem.

Tudo gira à volta da logística, RoI não é mais que um simulador de logística altamente complexo. O sistema é acessível o suficiente para iniciados mas torna-se bastante complexo em dificuldades maiores, devido ao nível de detalhe que consegue ir. É necessário criar toda a rede de transporte de mercadorias, sejam elas matérias primas como legumes, fruta ou cereais a produtos manufacturados do ponto de origem ao consumidor, uma tarefa que pode parecer tão simples como criar uma estrada de A a B mas mostra-se mais complicada que isso porque não só temos que criar e gerir as produtoras como quanto vai para onde e com que frequência. Habitualmente cada cidade tem lojas às quais temos que fornecer os produtos consultando as tabelas da lei mais básica da economia, oferta e procura. É neste pormenor que Rise of Industry se destaca dos seus pares.

Enquanto na maior parte dos jogos deste estilo podemos e devemos enviar todos os produtos necessários para ganhar dinheiro, esse pode ser o maior erro em Rise of Industry porque as tabelas de commodities são dinâmicas adaptando-se ao nosso estilo de jogo e a outras condições como as cidades crescerem e necessitarem de mais ou menos de um produto especifico. Digamos que a cidade A precisa de legumes, então começamos a enviar o produto desejado a um bom ritmo, e com bom lucro, mas se não conseguirmos colocar os produtos lá na quantidade e ritmos certos, providenciando até uma certa escassez do mesmo, o que eu chamo efeito Nintendo, saturamos o mercado, descendo o valor dessa commodity transformando o nosso lucro em prejuízo, e para isso já basta aquele pessoal no escritório que dá prejuízo só por se respirar num espaço fechado.

É na gestão deste equilíbrio económico-logístico que está a possível diversão de Rise of Industry, um bom jogo, com uma produção cuidada e tão detalhada como o nível de microgestão que podemos colher nele, contudo a um preço de €22,99 diria que será apenas para fãs deste estilo. É aconselhável mas não é para qualquer jogador.