Tinha muita curiosidade para experimentar 12 Orbits por diversas razões. Um jogo que anuncia multiplayer local para 12 pessoas deixa-me imediatamente intrigado sobre a logística de enfiar doze pessoas agarradas a um teclado. Fez-me lembrar aqueles desafios que havia antigamente sobre quantas pessoas somos capazes de enfiar dentro de um Carocha. Um jogo assim só pode trazer animação a uma festa. Mesmo antes de se começar a jogar já me parece hilariante!

12 Orbits

Em segundo lugar os controlos de jogador resumem-se a uma tecla. Uma só mísera tecla por jogador. Apesar disso avisa-se que é um jogo de difícil mestria. Ora, uma das coisas que sempre me irritou era que venderem-me um jogo de difícil mestria normalmente significava uma quantidade maior de teclas a mapear no teclado. O resultado não era nada agradável para a posição das minhas mãos, que passado pouco tempo de jogo já não sabia onde andavam os dedos de tão retorcidos tinham que estar para chegar a todas as combinações a que a suposta mestria me obrigava. Desse modo um jogo que exija mestria de uma tecla só parece-me uma grande lição de game design a esses senhores que tanto contribuíram para as minhas tendinites.

Além disso, pelas capturas de ecrã, os gráficos pareciam simplistas, o que fazia antever uma grande jogabilidade. Eu gosto de ser optimista. Parti portanto com algumas expectativas sobre 12 Orbits, mas de pé atrás. Porque isto de ser optimista é bonito, mas como todas as suas utopias devem ser encaradas com um grãozinho de sal. Achava eu, que devido ao baixo preço do jogo não havia por onde me enganar (no Steam 12 Orbits está actualmente valorizado a 1.99€).

Decido portanto dar ao jogo uma chance em modo solo, antes de ter a oportunidade de o mostrar num convívio, um dia qualquer. Os motivos não são puramente altruístas. Embora haja interesse em que o anfitrião domine o jogo para que mais facilmente o possa introduzir e explicar. Há uma parte de mim que não quer fazer figura de parvo por ser o pior jogador na sua própria festa. Entendo que o jogo é multiplayer e não deve ser divertido jogar sozinho, mas não deve haver mal nenhum em treinar um bocado, certo?

Jogando sozinho

Durante os próximos minutos fico vidrado com a simplicidade e beleza das mecânicas. Rio para mim mesmo. Entusiasmo-me! E isto tudo só com a mecânica base. Se sozinho lanço os foguetes e apanho as canas, imaginem quando estiver a casa cheia!

Assim que o jogo arranca a música que deixa-nos desde logo agarrados. O tema é espacial e ao estilo electrónico, mas de muito bom gosto. Na realidade ao longo do jogo é possível descobrir várias malhas musicais que só por si mais do que justificariam o investimento.

Em 12 Orbits somos pequenos cometas que devem auxiliar-se de certos pontos de gravidade para corrigir a nossa órbita. Dependendo do modo de jogo, poderemos ir colecionando partículas que vão dificultar a vida aos outros jogadores de forma a permitir-nos pontuar. 12 Orbits vem com 4 modos de jogo bastante diferentes, sendo que 2 deles apenas estão disponíveis em modo de equipa, e os restantes 2 podem ser jogados em equipa ou todos-contra-todos.

Se aliarmos os modos de jogo disponíveis aos 20 mapas que podemos selecionar temos combinações suficientes para quebrar a monotonia.

Portanto, devo confessar, que o treino solitário não foi longo, mas foi suficiente para estar confiante para o levar na próxima festinha. Resistiria o jogo ao teste do público?

Jogando com os amigos

Chegou o dia D, a casa está cheia de amigos. Trouxe o portátil e monto-o em cima da mesa. Começo a chamar pessoas para jogar mas ninguém está muito a fim de se levantar do sofá. “Vá lá, é divertido”, tento eu convencer o maior número a saírem da letargia característica da ignorância inactivo-passiva. Arrisco-me a aumentar as expectativas e portanto a desilusão, mas neste momento já estou por tudo. Não vou sair daqui sem experimentar o jogo! Lendo a impaciência associada aos dias modernos no clima da sala, decido passar por alto o tutorial e saltar imediatamente para a ação. Entrar como jogador é o processo mais simples possível, basta selecionar uma tecla. Remover o jogador é selecionar a tecla novamente. Todos prontos?

Entrando em jogo rapidamente consigo perceber que todos estão deliciados com a mecânica base tal qual me aconteceu da primeira vez. Conforme o tempo vai passando alguns jogadores vão entrando, outros vão saindo.

“Isto parecem os carrinhos de choque” diz um.

Alguém comenta também: “Olha, não estás a jogar e já estás a ganhar!”

5 jogadores a 1 teclado

Confesso que não consegui meter mais de 6 jogadores ao teclado do portátil. Mesmo com 6 jogadores poderá ser necessário ter atenção às teclas selecionadas, dependendo dos drivers do teclado. Felizmente é fácil pausar e remapear as teclas. Pormenor, quando voltamos ao jogo depois da pausa há uma pequena contagem decrescente para que todos estejam em pé de igualdade. Mas na contagem decrescente entre rondas é possível passar os minutos mais rapidamente, ficando indicado no ecrã qual o jogador que o está a fazer. Há muito trabalho de polimento neste jogo de aparência enganadoramente simples!

Aspectos a melhorar?

Podia apontar alguns aspectos a melhorar. Não há registo dos vencedores entre ciclos. Não tem modo multiplayer remoto. Após algumas horas a jogar pode ficar desconfortável à vista, uma vez que o fundo é maioritariamente branco. Nem sequer é um jogo para se jogar muitas horas seguidas. Não existe um modo solitário. Não existe modo de história (confesso que a interpretação de sermos cometas surgiu da boca de alguém durante a festa). Na realidade é um jogo que apenas começa a ser divertido a partir dos 3 jogadores.

No entanto, se pensarem bem quase todos os aspectos negativos podem ser considerados escolhas de design. É um jogo de multiplayer local, para jogar-se com amigos como uma das atrações num evento social. Querem marcar registo de vitórias? Façam-no num papel tal qual fariam num jogo de dardos ou de sueca.

No final do dia, só sei que toda a gente sem excepção me veio perguntar como se chamava o jogo. Onde eu tinha arranjado o jogo. Como podiam adquirir o jogo. Um dos meus amigos confessou-me que este é o primeiro jogo pelo qual seria capaz de dar dinheiro.

TL;DR

Resumindo e baralhando, 12 Orbits vem preencher uma lacuna num nicho que só pertencia anteriormente ao velhinho Sensible Soccer dos meus tempos de juventude. É um excelente jogo, muito divertido, quase obrigatório para um evento social. Não envergonha a conta Steam de ninguém que tenha pelo menos 3 amigos.