Continua a falar senão isto vai pelos ares. Keep Talking and Nobody Explodes (KTNE) é um jogo com um conceito simples. Alguém lê instruções a uma outra pessoa que desarma uma bomba com as mesmas. Desta feita vamos a uma experiência em VR que pode ser partilhada por mais pessoas mesmo utilizando apenas um headset VR.

Este é um jogo de puzzles que tem que ser jogado em equipa, embora possa ser jogado normalmente com um monitor e impressão de instruções a experiência é bem mais intensa utilizando a dita VR.

A famigerada bomba

O jogo tem que ser jogado por pelo menos duas pessoas: uma tem um documento com informação enquanto a outra está numa pequena sala com uma bomba na sua frente acompanhada de um sempre simpático cronómetro. O objectivo é desarmar a bomba antes que esta nos faça ir pelos ares. Para o fazer temos que resolver uma série de puzzles e a informação para os resolver está, claro, nas mãos do jogador fora da sala.

Isto leva à necessidade de comunicação entre as duas pessoas envolvidas: quem tem as instruções precisa de uma descrição apurada do que se passa na bomba para então percorrer uma lista de indicações e encontrar a mais adequada. Certo que logo a seguir tem que transmitir a informação de forma correcta a quem tem na mão a bomba. E o relógio sempre a contar…tic tac tic tac …

Parece demasiado simples… e é mesmo! Mas é incrivelmente divertido, tem puzzles variados e com diferentes dificuldades, uma espécie de Simon Says com o tradicional corte do fio, labirintos que Hollywood nos habituou. Se alguns são resolvidos a grande velocidade enchendo-nos que grande confiança porque deixamos ainda um monte de tempo no relógio, outros acabam com esta ilusão num instante.

Para quem segura a bomba, à medida que o tempo passa o coração começa a bater mais depressa, o facto de utilizar VR aqui é muito interessante pois ficamos presos naquela salinha com a pressão em crescendo, tic tac tic tac, o tempo vai-se esgotando, e a ansiedade para desarmar a bomba torna-se bem real. A banda sonora exalta todo este ambiente de uma forma excelente.

Em certas alturas fiquei mesmo receoso que explodisse antes de a desarmar, em outras fui avisado veementemente, pelo meu filho, da minha incompetência para transmitir instruções e algo como – “Já me deixaste 3 bombas explodir na cara!!”. O jogo é frenético, divertido e excelente para um bom momento em grupo. Testei o jogo em casa com toda a família e foi sem dúvida um momento lúdico bem passado em que nos rimos, roemos unhas juntos e conversámos.

KTNE é em geral um jogo muito bem conseguido, sem ser uma grande produção consegue algo que é para mim uma das principais funções do vídeo jogos, entreter. O senão é ser limitado em longevidade pelos seus puzzles. Começamos com o tempo a conhecê-los e a resolução começa a ser demasiado fácil.

Ainda assim recomendo vivamente para bons momentos de diversão em grupo, por 14.99€ é uma boa compra.