Já há muito tempo que não escrevo um artigo de parvoíce.

“Mas Machado, todos os teus artigos são de parvoíce” – Dizem uns de vocês e eu respondo:

“Ide-vos masé pra **** da vossa tia, oh seus palhaços do *******, que só os meus amigos é que me tratam por Machado e nós não andámos juntos na escola. Para vocês é Senhor Professor Machado. Ou então só  João, tanto faz. Quanto à parvoíce, sim, têm razão em 91% das vezes”.

Depois do meu Coisas que deviam ser jogos, Jogos que nunca deviam ser coisas e Filmes que não deviam ser jogos vou passar o limite da trilogia e começar a saga de artigos, com a listagem que já viram no título e provavelmente fizeram um double take com um “hã? O quê?” antes de virem aqui parar:

Jogos que deviam ser mesmo jogos!

Tenho perfeita consciência que isto pode não fazer sentido, mas faz. Todos nós já vimos filmes ou séries em que os personagens jogam videojogos falsos e em alguns pensamos “****-** se este jogo fosse a sério era do bufo!” e são alguns desses jogos que eu quero falar, começando por:

Dejarik

Ou aquele jogo tipo xadrez que o Chewbacca joga contra o R2-D2 no A New Hope.

Dejarik, de acordo com a fantástica Wookiepedia é um jogo inventado antes das Clone Wars e é uma variante dos ainda mais antigos Moebius e Shah-tezh, porque os fãs da saga exigem que tudo, mas mesmo tudo, seja explicado. Especialmente no antigo Expanded Universe.

Num tabuleiro semelhante ao de xadrez, mas circular, dois adversários controlam peças que incluem reproduções de Ghhhk, Grimtaash o Molator, o Houjix, o Kintan strider, o K’lor’slug, o Mantellian Savrip, o Monnok, e o Ng’ok. O que são? Não faço ideia, mas de certeza que cada um tem uma entrada na Wookiepedia. Quando estes se enfrentam eles combatem com comportamentos reais.

Porque é que gostava de ter este jogo? Porque é uma espécie de Battle Chess com Star Wars, mas é preciso explicar?

Também pensei em falar de Sabaac, mas esse há em jogo mesmo que seja só dentro dos KOTOR. Infelizmente não teve sucesso suficiente como Gwent para ter uma versão real. Sabaac mobile é que era…

Sentries of the Last Cosmos

Já mais que uma vez disse aqui, e em qualquer lado, Batman – The Animated Series é a melhor série da animação de todos os tempos, dela nasceram várias outras do que se chama o Timmverse, o universo animado das propriedades da DC Comics guiados pela mão de Bruce Timm, entre elas Superman – The Animated Series, Justice League e Batman Beyond de onde sai este Sentries of the Last Cosmos.

Pouco se sabe sobre Sentries a não ser que é uma espécie de fantasia futurista com uns cavaleiros em hoverboards e espadas laser. Não sei se queria isto em VR como na série ou em terceira pessoa num jogo de aventura mas a parte de fantasia com overboards e espadas laser é suficiente para em fazer querer comprar o jogo.

Digital Estate Planning

Num dos últimos episódios antes da fuga de gás que quase destruiu Greendale Community College, o grupo de estudos que acompanhei durante anos tem que jogar algo reminiscente dos maiores clássicos da era 8-bit. O jogo em si era quase digno de um dos nossos ataques dos clones, mas mesmo assim gostava de ver um jogo de Community, mesmo que fosse apenas para ter algumas das suas referências Meta escritas e dirigidas pela mão brilhante de Dan Harmon.

Para finalizar, podia ter feito este artigo inteiro apenas com jogos que aparecem numa série TV, na qual há tantos que eu gostaria de ter como Larry the Looter, Escape From Grandma’s House ou The Touch of Death mas vou falar apenas do primeiro que lá apareceu, e o meu favorito:

Super Slugfest

Quando os Simpsons eram realmente bons e tinham identidade própria, faziam coisas bem interessantes nos seu episódios, tinham histórias com conteúdo, um deles é Moaning Lisa, 6º da 1ª temporada no qual a história principal é a de uma Lisa deprimida e a introdução do personagem Bleeding Gums Murphy assim como a relação de Lisa com Jazz (a música e não o Autobot, como disse os Simpsons ainda não eram apenas uma amalgáma de cameos nessa altura). A história secundária é entre Bart e Homer e como este treina para derrotar o seu filho no jogo de boxe Super Slugfest.

Nitidamente inspirado em clássicos como Punch-Out, Super Slugfest é um jogo de boxe, mas tão ridiculamente violento que é impossível não querer jogar isto. Vou deixar as imagens do jogo argumentarem por mim e deixar a pergunta:

Porque é que quem tem os direitos dos Simpsons nunca pensou mandar fazer estes jogos numa compilação? Eu comprava, e tenho a certeza que mais pessoas o faziam.