Bom dia alunos e bem-vindos a mais uma aula de Perdidos e Machados II, hoje com um tema cortante e divisório que provavelmente vai acender as chamas de alguns alunos mais dados a fanboyismo.

Caro Professor Machado,

É óptimo vê-lo de volta ao activo tal como alguns dos seus colegas que se mantêm em posições de recrutar letrinhas nas universidades após os seus fracassos políticos. A minha questão de hoje não é relativa a um jogo mas sim a toda a indústria dos videojogos.

No outro dia estava a discutir com o meu namorado sobre jogos, como fazemos muitas vezes. Ele é um fã da Microsoft e comprou a XBox One X porque diz que é a mais inovadora do mercado por causa do 4K. Eu acho a Playstation é a marca mais inovadora, não só tem os melhores exclusivos e como também a tecnologia como o VR e o Playlink.

Tendo em conta que eu não quero continuar a manter “certas coisas” fora do alcance dele porque também sinto alguma falta delas e não queremos discutir mais, pode esclarecer-nos a dúvida de qual é a empresa mais inovadora nos videojogos?

Obrigado

Andreia S.

Andreia, obrigado pela pergunta, e pela dúvida que me deixas do como duas pessoas aparentemente de clãs diferentes conseguem ter uma relação, vocês devem ser um Romeu e Julieta dos tempos modernos. Infelizmente esta dúvida não tem uma resposta absoluta, no máximo posso dar a minha opinião profissional com um nível cientificamente elevado de certeza, mas vamos começar pelo mais importante:

Há uma diferença grande entre, inovação, aproveitamento das tecnologias mais recentes e também de um gimmick que é algo que as pessoas no geral confundem bastante.

i·no·va·ção

(latim innovatio, -onis, renovação, alteração, inovação)

substantivo feminino

  1. Acto ou efeito de inovar.
  2. Aquilo que constitui algo de novo (ex.: trata-se de uma inovação técnica brevemente disponível no mercado; o concurso apresenta várias inovações em relação a edições anteriores). = NOVIDADE
  3. Desenvolvimento e uso de novos produtos, métodos ou conceitos (ex.: ambiente propício à inovação).

Logo aqui temos a maior dúvida esclarecida que nem um nem outro são neste momento inovadores, o que há é um aproveitamento de certas tecnologias como o 4K, VR ou Smartphones para atingir uma certa cota de mercado. Se a Microsoft tivesse criado a tecnologia 4K ou os processadores e outros componentes para esse fim, seria sim inovação, se a Sony tivesse inventado o VR ou a ligação de jogos com Smartphones também seria inovador mas não é, apesar de aplicarem bem as tecnologias não as criaram, nem estão a fazer nada de novo com elas. O 4K não altera a forma de jogar de maneira nenhuma, sem tirar mérito à beleza dos jogos que correm na XBox One X, o VR já foi inventado há muitos anos, tal como jogos em smartphone ou cross-platform, se fores ver muitos jogos PlaystationVR podem ser encontrados no Steam assim como jogos que utilizam o smartphone como comando. Portanto não posso concordar contigo acerca de qual dessas é a mais “inovadora”, mas posso tentar que voltes a “dar coisas” ao teu namorado porque não vale a pena zangarem-se sobre estas parvoíces já que ambas as marcas são boas naquilo que fazem.

Já que a caixa de Pandora já está aberta vou aproveitar para dar a minha opinião pessoal.

Quem inova é quem faz algo diferente, e quem faz algo diferente corre sempre o risco de acharem que é um gimmick, contudo há um ponto muito importante que separa os dois, que é o da aplicação após o sucesso.

Exemplos na que eu acho que é a empresa mais inovadora do mercado:

Quando a Nintendo lançou a DS, toda a gente achava que o touchscreen e em particular a utilização de dois ecrãs era um gimmick que nunca iria funcionar contudo foi uma inovação tão bem sucedida que hoje a PlayStation utiliza algo semelhante nos dois ecrãs com o Playlink, e as 3/2 DS continuam a utilizar o mesmo sistema. Porque é que isto é inovador, e o 4K ou o VR não são se já havia touchscreens antes? Porque nunca ninguém tinha colocado dois numa consola portátil funcional de uma maneira que mudasse completamente como se jogava.

Já o 3D foi mal aplicado, era uma ideia interessante e o sistema sem óculos é sem dúvida inovador porque funciona mecanicamente, mas sem sucesso é apenas o que é, um gimmick. A Wii U sofreu do mesmo mal, mas permitiu abrir o caminho para a Switch, sem dúvida inovadora e um sucesso.

Mas mesmo quando uma inovação tem sucesso pode ser “gimmick-ificada” como foi o caso dos motion controls da Wii que depois foram “fonte de inspiração” para o Playstation Move e o Kinnect. Infelizmente as inovações são consideradas gimmicks na maior parte dos casos, mesmo quando as suas ideias são brilhantes, como é o caso Boktai – The Sun is in Your Hands ou da sua sequela Solar Boy Django.

Boktai tinha um gimmick inovador. O jogo não era nada de especial se não fosse isso, controlávamos um caçador de vampiros que estava munido de um arma de raios solares, num ambiente isométrico onde tínhamos que matar os mais variados monstros. Contudo havia um pequeno pormenor que a arma tinha que ser carregada com luz. Literalmente. O cartucho tinha um sensor e era necessário que este fosse banhado com luz, de preferência solar, para carregar a arma.

Esta tecnologia nunca mais foi utilizada, talvez porque era considerada muito diferente para o público em geral e pouco prática noutras plataformas, mas fica a questão aberta para o debate:

Qual é a maior inovação dos videojogos e porque não é um gimmick?