Já aqui falei no quão útil D&D Beyond consegue ser como ferramenta, tanto para Dungeon Masters como para jogadores. Desde ter criaturas à distância de um clique e o mesmo para a nossa folha de personagem, conseguimos ter praticamente tudo o que precisamos nesta plataforma (não que já não nos fosse possível através de outras e de formas mais económicas). Para além disto, aqui também constam artigos sobre vários temas associados não só a Dungeons & Dragons como também a RPGs em geral. Recentemente cruzei-me com um sobre a criação da primeira masmorra que se faz assentar sobre uma série de princípios interessantes. E apesar do título, podem ser usados para toda uma série de cenários, masmorras ou não.

Tudo começa com a aplicação de cinco questões que se encontram associadas ao jornalismo: Quem? O Quê? Onde? Quando? Porquê? Estas questões vão permitir-nos descortinar os princípios fundamentais da área que estamos a criar:

  • Quem é que se encontra na área que estamos a criar? Um feiticeiro? Um grupo de bandidos?
  • O que é que estão lá a fazer? A preparar uma série de rituais de natureza duvidosa? A preparar um novo golpe para a sua rede de contrabando?
  • Onde é que a área que estamos a criar se encontra ao certo? É uma caverna no meio da floresta? É uma cave que tem uma taberna como disfarce?
  • Quando é que os ocupantes se mudaram para este novo sítio? Quando é que esta nova área foi encontrada/inaugurada?
  • Porque é que os jogadores vão explorar esta área? Foi-lhes falado em recompensa? Por sentido de dever?

Ao colocar estas simples questões ficamos com um esqueleto bem definido e que precisa apenas de ser preenchido com detalhes. Neste sentido, iremos optar por ir ao encontro das respostas que foram dadas e acrescentar pormenores como criaturas para confrontos, armadilhas e puzzles que se adequam aos ocupantes. Fará sentido um grupo de ladrões ter mortos-vivos a servir de seguranças? Se sim, como?

Tendo tudo isto em consideração, é só uma questão de expandir de acordo com o nosso estilo de jogo (mais rico em detalhe ou não, mais rico em adereços físicos ou não, etc.).

Criar a primeira masmorra, a primeira área de exploração, ou por outras palavras, dar o primeiro passo na preparação de uma sessão, pode não ser propriamente simples. Mas como no resto da vida, parece que tudo fica mais fácil quando fazemos as perguntas certas.