Já alguma vez quiseram tanto uma pizza que não fazia mal que fosse entregue pelo punho gigante de um mecha a atravessar a parede da vossa casa?

Eu também já, há uns 4 ou 5 anos, deviam ser umas 4 da manhã e eu estava consideravelmente alcoolizado e com a larica. Aparentemente o pessoal da Breakfall, criadores de Starwhals também, porque é essa a  premissa base deste Pizza Titan Ultra.

Pizza delivery!

Controlamos um Mecha gigante que tem uma pizzaria no peito. A nossa função é entregar as deliciosas pizzas que nos são encomendadas dentro do tempo limite. Mecanicamente é simples. Conduzimos o Pizza Titan Ultra pelos mapas até fazer a entrega, socando-a pelo prédio de destino. Pelo caminho apanhamos tokens de tempo e dinheiro além de uns especiais para bónus cuja finalidade não é necessário explicar. Temos também o exército dos nossos rivais no caminho na forma de soldados, tanques e helicópteros, um pequeno empecilho mas nada problemático. É um jogo arcade, com um design cel-shaded ao estilo de desenhos animados de sábado de manhã dos anos 1980/90.

Além do modo livre em cada mapa temos missões que tornam o jogo muito mais interessante porque combinam objectivos específicos com a base, tal como se colocam molho de tomate, queijo e pepperoni na massa de pão antes de levar ao forno, mas nunca ananás!** As missões não são mais que pedidos de figuras caricaturadas de videojogos e cultura pop, de Planetman a Hip Hop Hound passando por Narwhals da Totally Legit Building Company, que na minha missão favorita pedem o máximo de destruição pelo caminho, por razões totalmente legítimas e sem interesse próprio… São missões assim que dificultam as nossas entregas, podemos ter que destruir o máximo no nosso caminho, ou então não destruir nada. Quando controlamos um mecha de dezenas de metros de altura não é difícil imaginar qual a mais fácil. Também pode envolver destruir alguns inimigos específicos, sendo que qualquer uma delas será sempre rica em entretenimento. E fibras, que fazem sempre falta.

Comam fibras para um sistema regular, crianças!

Podemos customizar o nosso Pizza Titan Ultra tanto em peças como em cores, eventualmente tornando-o cada vez mais ao nosso estilo, preferem um aspecto clássico ou mais gundam-ish? Steampunk ou Super Sentai? E misturar modelos nas diferentes partes do corpo e dar-lhe uma cabeça de gato, para ser a cereja no topo do bolo? Figurativamente.

Tudo é possível aqui, essa magia da imaginação que torna estes conceitos absurdamente ridículos numa obra ridiculamente divertida.

Qualquer semelhança entre o meu Pizza Titan e um Autobot que se transforma num Lancia Stratos é pura coincidência.

Muitas vezes perguntam-nos aqui no Rubber Chicken porque damos tanta atenção a jogos indie, porque fazemos artigos sobre jogos sobre os quais poucas pessoas vão comprar e ainda menos vão ler. É verdade que eu e especialmente o Ricardo, focamos muito jogos indie. Muitas vezes temos consciência que alguns não vão ter sucesso, que as vendas vão ser más e as leituras do artigo serão irrelevantes, mas por respeito aos seus developers, é o mínimo que podemos fazer. Só que há outra razão, de vez em quando aparece um jogo como Pizza Titan Ultra, que é um exemplo perfeito do melhor que se faz no mercado indie. Se não chegar uma jogabilidade coesa quase sem falhas, níveis bem construídos, progressão recompensadora e uma pitada de nostalgia arcade para convencer alguém a comprar o jogo, digo apenas isto:

É um mecha com uma pizzaria no peito!

* Larica, é literalmente aquele estado de fome quando estamos intoxicados e não uma stripper originaria de um país de leste.

** Para quem acha que ananás fica bem na pizza e os italianos não têm que refilar, como se sentiam se fossem a um lugar qualquer em Itália e estivessem a vender bacalhau à brás com abacate?