O que eu pensei quando vi pela primeira vez este Antigraviator:

Eu odeio jogos de corridas…

… MAS WIPEOUT É WIPEOUT.

Se estão fartos de jogos de carros com menos top speed que os sprints do Ronaldo, façam o upgrade para os 500km por hora das Gravs, os carros? Aviões? Hovercrafts? futuristas que chegam a nós em Antigraviator.

Se só pudesse usar uma palavra para classificar este título seria frenético, se pudesse usar duas, seria “Só frenético”. Antigraviator é um bom jogo para fãs do género, eu joguei pela nostalgia de jogar Wipeout não ficando desiludido.

O tutorial explica de forma bastante concisa todas as mecânicas do jogo, que obviamente sendo um arcade de corridas, não são muitas. Acelerar até mais não, reduzir a velocidade de uma ou duas maneiras diferentes: activar as armadilhas – que acabam por cortar o ambiente e a velocidade do jogo e estão muitas vezes estranhamente colocadas – e ligar o nitro.

Aquando desta review haviam 30 pistas, sendo que metade delas são apenas a pista anterior, mas feita de trás para a frente, em geral estão bem conseguidas, fazendo-nos pôr os olhos o mais à frente possível para ver onde é que vamos espetar a nossa nave a seguir.

Para quem não é fã do multiplayer online, ou do nostálgico split screen (com até 3 amigos), existe um modo de campanha, onde temos 8 ligas, cada uma composta por 4 pistas, que são desbloqueadas vencendo a liga anterior, não me pareceu de todo um sistema inovador ou apelativo, porque simplesmente o objectivo é correr 4 pistas até ficarmos em primeiro em todas, DEMASIADAS VEZES.

Nestas ligas (bem como no multiplayer) temos vários modos de jogo, que vão desde o clássico correr e chegar em primeiro, o também clássico time attack, que nos impõe um limite temporal entre etapas, até ao Last Man Standing, onde só temos que eliminar todos os adversários antes que nos façam o mesmo, (não, não tem battle royale), sendo também o último posicionado de cada volta enviado para casa.

Podemos também fazer tunning aos nossos gravs, mas pelo que me pareceu, é um processo muito longo e moroso, para pouca diferença final, até que a certa altura nos apercebemos que estas alterações serão extremamente necessárias, porque parece que ao lado dos nossos adversários Ferrari somos uma espécie de Fiat Punto.

Em suma, Antigraviator não é um mau jogo para fãs do género, mas podia ser muito mais, o single player podia ser menos grindy, com maior variedade de eventos e menos focado na repetição das corridas de nível mais baixo, para ganhar dinheiro para as corridas seguintes, para poder ganhar mais dinheiro ainda para comprar peças (ou não ganhar e ficar sem ele).

As armadilhas são desnecessárias, a ideia é boa, mas a implementação não foi a ideal.

O sentido de velocidade e o flow do jogo, bem como os gráficos e optimização de performance estão óptimo, portanto é possível que com mais um pouco de esforço os developers teriam aqui um produto impecável, sendo assim, é só mais um arcade de corridas, que com o seu preço de 22,99€ aconselho a esperar pelos descontos.

Nota: este jogo foi corrido (pun intended) e testado na Lanhouse Station de Braga, onde correu a 144fps com todos os gráficos no máximo e sem qualquer tipo de baixas de performance.