Após tanto tempo sem escrever resolvi por recomeçar exactamente com aquilo que me voltou a trazer paixão por AAA single players: Dark Souls. Joguei Dark Souls muito depois da maior parte dos comuns mortais e quando já todos amavam esta série eu continuava a ser um plebeu sem entender o que estes jogos tinham de espetacular pois falhavam em tudo o que eu “precisava” num bom single player: uma boa história contada e uma progressão de dificuldade.

Dark Souls é exactamente tudo o que eu considerava mau num single player à excepção de um bom desafio. Aqui só sabemos a lore se pararmos para ler o flavor text dos itens e aos poucos juntarmos o puzzle com o que alguns NPCs nos vão dizendo. A dificuldade é escolhida por nós, pois logo após o “tutorial” temos vários caminhos por onde ir e com dificuldades totalmente diferentes, apenas depende de quão corajosos somos! A verdade é que Dark Souls não é para fracos e desistentes! Serviu-vos a carapuça? Tentar acabar pelo menos uma vez Dark Souls faz de nós uma pessoa diferente

Isso aconteceu comigo, com o iniciar do canal Twitch do Rubber Chicken. Optei por fazer um programa às segundas onde eu punha o meu e-d*ck à prova e passava todos os jogos SoulsBorne e SoulsLike (aqui apenas aqueles que se aproximam do nível dos originais), ao fazer isto fiz uma Playthrough de Dark Souls com um mod chamado DS-FIX, que apenas alterava visualmente o jogo, onde concluí com perto de 1000 mortes mas com o orgulho de ter morto todos os bosses e alguns com uma boa mestria e outros onde era menos humilhante ter desistido.

Mesmo com isto tudo apaixonei-me por Dark Souls e no dia em que foi lançada a versão Remastered do Dark Souls comprei-a de imediato. Dark Souls Remastered não acrescenta nada de novo ao playthrough já existente, da versão original para o Remastered muda no total a existência adicional de um bonfire, de resto não há mais bosses, não há salas secretas e não há mais historia e esse é o lado mau desta nova versão mas…

E agora, perguntam-me (sim, vocês aí desse lado do ecrã, e que estão a ler isto):

“Mas porque jogar a versão Remastered se já acabaste o jogo original?”

Vou optar por fazer duas listas de razões, uma para quem já jogou e outra para quem não. As razões para jogar Dark Souls Remastered são várias, especialmente para quem nunca jogou Dark Souls pelo menos não encontras um poder gráfico digno de monitores CRT, está em HD e corre a 60fps. Consegumos configurar teclas e outras coisas que na versão original não conseguiamos e o principal desta versão é que está disponível em todas as consolas atuais como no PC.

Para além das razões nomeadas acima, para quem já jogou o original, o jogo online deixa de ser P2P e passa a ser com servidores dedicados. Livramo-nos do lag e de estar num belo PVP em que vemos o nosso inimigo a vários metros de e SUDDENLY está a espetar-nos meigamente a faca nas costas? Não, continua tudo lá MAS é em servidores dedicados. Para quem gosta de passar o jogo em modo cooperativo agora é possível uma bela salganhada de seis jogadores ao mesmo tempo e para quem gosta de PVP foram acrescentados os modos Six Men Deathmatch e Arena 3v3, não me perguntem se são bons, não experimentei estes modos PVP.

Para quem nunca jogou Dark Souls há um sem número de razões nesta versão Remastered que justificam a sua compra, mas que podem facilmente ser resumidas por

BE A MAN

and PRAISE THE SUN!