Quando Mulaka foi lançado no início do ano tivemos mais uma prova incontornável que existem poucos media com a capacidade de preservar e expandir culturas locais com os videojogos. Mulaka aproximou-nos do folclore indígena mexicano, explorando lendas de uma região e fazendo delas a base de todo um videojogo.

The Mooseman, desenvolvido pela dupla constituída por Vladimir Beletsky e Mikhail Shvachko utiliza a universalidade dos videojogos para traduzir as lendas das tribos chudes originais dos Urais, num videojogo que é mais experiência narrativa do que desafio clássico de jogo.

Aqui controlamos o titular Mooseman, originário da mitologia chude, um xamã com capacidade de conduzir e comunicar com espíritos e é através da tradução disso em mecânica que resolvemos os puzzles simples que os autores nos colocam no caminho.

O brilhantismo visual da simplicidade e quase crueza estética de The Mooseman ajuda-nos a identificar a linguagem artística tribal dos povos fino-úgricos, com os seus signos relacionados com o paganismo e a sua vida historicamente nómada ligada à criação de renas e outros animais da tundra siberiana. Qualquer outra abordagem estética ou tentativas de realismo fora desta divisão cromática em planos deitariam por terra a intenção dos dois autores de criar uma experiência artístico-narrativa em torno da jornada do personagem principal.

Como jogo percebe-se que os seus puzzles e até os boss encounters são adições de game design ao verdadeiro protagonista do jogo: a História e as lendas chudes, materializadas aqui na “pessoa” do titular Mooseman. Foi a forma dos developers trazerem para os jogadores algum desafio mecânico que sirva de elo de ligação entre a pauta narrativa que vamos vivendo e as expectativas tradicionais de jogo.

A componente de divulgação da cultura das tribos fino-úgricas é encapsulada na utilização dos dialectos, música e instrumentos chudes ao longo de todo o jogo. Por outro lado as inter-traduções do texto do dialecto Komi para Russo e depois para Inglês causa alguns momentos de verdadeiro “lost in translation” que fere ligeiramente o enredo.

Por 6,99€ no Steam e na Switch, The Mooseman é uma aventura 2D atmosférica e uma brilhante forma de contar o folclore de uma região do nosso planeta, num dos mais belos jogos indie deste ano.