Towards a Perilous Jouney (TPJ) é um action shooter para VR carregado de acção e promete queimar algumas calorias. TPJ coloca-nos aos comandos de um esquadrão de duas naves que viajam numa paisagem colorida, poligonal e psicadélica, enquanto defrontamos dezenas de inimigos.

As duas naves que controlamos são um pouco como aqueles fantoches feitos a partir de uma meia velha: colocamos uma em cada mão e lá vamos felizes e contentes destruir umas coisas que nos vão aparecendo à frente. Temos também a possibilidade de fundir as duas naves numa nave maior e mais potente, embora neste caso se a perdemos estamos eliminados enquanto se estiverem separadas temos duas vidas e mais possibilidades de cobrir a área de disparos. No menu inicial temos a possibilidade de escolher autofire que é algo que parece muito bem feito neste caso pois estaremos sempre a disparar e se o fizermos manualmente vai de forma inevitável causar fadiga nos nossos dedos.

Estão à nossa disposição uma série de melhorias como armas melhores, defesas ou ataques secundários para isto temos o que gerir um recurso que é energia que serve para manter as nossas naves no ar e ao mesmo tempo como moeda de troca para compra destas melhorias que podemos aplicar na nossa nave. É preciso ter em consideração que é necessário gerir bem o recurso pois será necessário se tivermos em conta que TPJ tem um grau de dificuldade elevado e queremos aproveitar todas as vantagens que conseguirmos.

Mecanicamente o jogo está bastante sólido, fluído e sem quebras, os controlos respondem bem e o conforto também está presente: sessões acima de uma hora não causaram qualquer enjoo ou indisposição, que é sempre uma preocupação com este tipo de jogo em VR.

TPJ tem um ritmo frenético, a música vai estabelecendo a atmosfera e não se enganem, é um jogo difícil e requer muita agilidade e atenção. Inicialmente ficamos bem impressionados com a palete de cores e com os cenários desenhados em polígonos, à medida que vamos avançando estes tornam-se um pouco monótonos pela falta de variedade e demasiada simplicidade, em VR queremos estar imersos e o cenário tem muita influência neste aspecto. Os inimigos que vamos encontrando são também algo limitados em variedade, a certa altura temos a sensação que estamos a repetir vezes sem conta o que já fizemos.

Os criadores colocam muito ênfase na música, todas elas electro, e embora estas se tornem algo aborrecidas ao longo do tempo, adequam-se e dão a TPJ ritmo como aquelas de ginásio em que vemos um monte de gente ao saltos e a suar. E isso é certo, jogar TPJ vai fazer mexer e suar, que é algo bom contra o habitual sedentarismo que os videojogos nos acostumam com facilidade. Com TPJ o ritmo é intenso e o exercício garantido.

Este jogo oferece dois modos de jogo: chronicles no qual podemos navegar pelos 24 níveis disponíveis e journey em que tentamos fazer todos estes níveis de seguida. Rápido, colorido e musical Towards a Perilous Jouney é um jogo da Sparkly Games que pode ser adquirido por 9.99€ no Steam.