Conhecem aquela expressão “em casa de ferreiro, espeto de pau”? Infelizmente, connosco é bem verdade, mas temos justificação para isso. Depois de 11 meses a preparar aquele que é o maior showcase de indies alguma vez feito em Portugal, numa área total de 640 mb² de exposição, 57 jogos expostos (mais 6 do PlayStation Talents, mas já explicamos), chegou a altura de fazermos algo que já devíamos ter feito: falar do Indie X.

O Indie X é a nova área de exposição do Lisboa Games Week que contempla 55 jogos de todo o mundo de entre mais de 200 e muitos que concorreram ao evento, aos quais se juntam o Melhor Jogo do Indie Dome 2017, o SteamWorld Dig 2, e o Melhor Jogo Português do Indie Dome 2017, o HoverShock. Ao todo são 25 jogos portugueses ladeados por mais 30 internacionais, que competem todos por um prémio inédito neste tipo de evento em todo o mundo (podem procurar que nós também já o fizemos): 5000€ para incentivar os criadores daquele que for considerado o melhor jogo desta primeira edição do Indie X. 

Encontrar o Indie X não é muito difícil, já que, ao contrário de qualquer outra área indie de qualquer outro grande evento de videojogos pelo mundo, o podem encontrar logo à frente do pavilhão 1 ao lado da Sony PlayStation. Sim, leram bem. No Lisboa Games Week 2018 os indies não têm apenas destaque: são uma das figuras de proa de todo o evento, distinguindo o nosso maior evento dedicado aos videojogos de qualquer outro.

São meses de árduo trabalho para criar o mais condigno espaço de um showcase que em muito nos orgulha: começando pelo espaço que delineámos e que vão poder conhecer já na próxima quinta-feira quando a FIL abrir portas ao Lisboa Games Week, mas sobretudo pela magnífica qualidade de todos os nossos finalistas. Não acreditam? Vejam por vocês mesmos.

Estes 55 maravilhosos jogos não vos mostram o outro lado difícil de seleccionar finalistas: a verdadeira dor de cabeça de se receber tantos, mas tantos candidatos com tão grande qualidade que quase não apetece deixar ninguém de fora. Infelizmente o espaço, o orçamento e o número de finalistas é limitado, e muitos jogos brilhantes tiveram de ficar de fora, para muita tristeza nossa.

Como devem ter percebido, a organização deste evento-dentro-de-um-evento é composta maioritariamente por membros do Rubber Chicken, passados e presentes. O que demonstra a militância indie que nos move, e uma aventura que começou com a banca do Rubber Chicken no LGW 2015 onde trouxemos 5 indies inéditos para que o público os experimentasse, cresceu para algo excelente em 2016 e 2017 com o Indie Dome e que se materializa nos dias de hoje com a primeira edição do Indie X.

E por falar em eventos-dentro-de-eventos, é com alegria que recebemos no centro do Indie X outro projecto com uma missão idêntica à nossa, o PlayStation Talents. Os visitantes do LGW 2018 podem assim no mesmo espaço ter acesso a dois projectos cujo intuito é estimular e levar mais além os pequenos estúdios e criadores de talento que vão produzindo obras videolúdicas brilhantes e que acabam por passar debaixo do radar dos media e dos jogadores.

Convidamo-vos a virem passar algumas horas cá, a falarem com developers de vários países e conhecerem jogos dos quatro cantos do mundo. Se o vídeo com a totalidade dos finalistas não vos deixou já as mãos a tremer de ansiedade, então não sei o que fará. Da nossa parte existe ansiedade, e muita, para que possam contactar com uma selecção de jogos, que, modéstias deitadas fora, não tem par em qualquer evento do mundo. E a garantia que o Indie X veio para ficar, e de saber que para quem gosta de videojogos e do mercado indie, o X marca mesmo um lugar especial.