Esta semana fomos visitar uma nova experiência no norte do País, o VR Portal Gate Alpha em Penafiel. Fomos convidados a conhecer este novo espaço que a abre a possibilidade de experimentar jogos em VR a um custo acessível sem ter que comprar todo o dispendioso equipamento.

Logo à chegada ficámos surpreendidos com a entrada, que não é mais que um pequeno Hall bem arranjado, mas fiel ao nome “portal”. Assim que as portas abrem passamos para outro mundo.

O espaço tem uma decoração espectacular, moderna e arrojada, e confesso que entre nós a expectativa era de ver um espaço, como muitos outros, com a tecnologia mas decoração tipo armazém ou pouco mais. O que não acontece aqui, vê-se bem o cuidado e dedicação para que o espaço faça parte de uma experiência completa pois ali estamos num ambiente completamente diferente e envolvente.

O que oferece então VR Portal Gate Alpha?

O que oferece é a possibilidade de jogar jogos de realidade virtual, uma já extensa lista de 26 títulos disponíveis. Estes jogos são jogos de sucesso na Steam, nomes como Beat Saber, Arizona Sunshine, Creed, Super Hot VR, etc (podem ver a lista aqui).

Para podermos usufruir ao máximo temos à disposição o melhor equipamento do mercado, o HTC Vive Pro, cada um dos headsets alimentado por um PC montado para a tarefa. O resultado é que conseguimos jogar qualquer um dos jogos com excelente fluidez e com probabilidade mínima de incorrer em situações de nauseá pois os fps desejados estão sempre garantidos que é algo muito importante para correr bem em ambientes VR.

A área está dividida em 5 boxes em espaço aberto. Todas elas com contornos bem delimitados e devidamente protegidas para quem se entusiasma como tantas vezes me acontece em casa (tal como tive oportunidade de fazer em 1ª pessoa e agradeci o facto de ter esponja a amparar-me em vez de uma parede).

Como podem ver no vídeo temos espaço e condições para jogar e divertir à vontade, é inclusive possível competir com os jogadores em outras boxes. Apesar do espaço não ser grande está muito bem conseguido no aproveitamento e decoração, proporcionando uma excelente experiência a quem visita. Falta uma menção obrigatória que é a prancha de madeira no chão! Quando visitarem a VR Portal Gate Alpha não se esqueçam de andar na prancha, é uma emoção forte.

Em resumo foi uma tarde muito bem passada. É bom ver novos espaços surgirem dando às pessoas a possibilidade de testar esta tecnologia que é muito estimulante e divertida mas é ainda um investimento difícil de justificar em casa. Fomos muito bem recebidos por pessoas que claramente gostam do que estão a fazer e que têm muito brio no seu espaço. É aconselhado para visitar com família e em grupos.