Desde dia 5 de Fevereiro de 2019 que vamos dar as boas-vindas ao Ano do Porco de Terra, agora que acabou o ano do Cão de Terra. Professor Machadonga está pronto para fazer a análise do ano anterior e previsões do próximo.

O Ano do Cão não foi nada mau, habitualmente é um ano de altos e baixos e os altos foram consideráveis tendo em conta as minhas previsões de jogos a manter debaixo de olho no ano que agora acabou. Sea of Thieves, Red Dead Redemption 2, Nintendo Labo, Spider-Man Ni No Kuni II, Fe, Valkyria Chronicles 4, God Of War. Todos estes e mais algumas surpresas como The Return of the Obra Dinn foram grandes prendas do Cão. Ok, o Nintendo Labo não é para todos os gostos mas não podemos negar que é uma grande obra de engenharia de videojogos, mesmo que seja visto apenas como um gimmick.

O Ano do Porco de Terra.

Os 13 meses lunares cobertos pelo Porco habitualmente são bons, já que este é um animal de boa fortuna, não de abundância excessiva mas de qualidade no que dá. Em anos passados tivemos:

1983

Mario Bros. (o original e não Super Mario Bros.)

Lode Runner

Track and Field

Puch-Out

1995

Chrono Trigger

Command and Conquer

Yoshi’s Island

Full Throttle

Comix Zone

Heroes of Might and Magic

Wipeout

2007

Portal

Bioshock

Super Mario Galaxy

The Witcher

Metroid Prime 3: Corruption

Previsões para 2019

(de inicio de Fevereiro até final de Janeiro de 2020)

O Ano do Porco de Terra é favorável, traz alegria e energias positivas para a maioria dos jogadores de todas as plataformas. O Porco de Terra ajuda a concretizar achievements e dá boas graças nos jogos de estratégia, e de negócio. Sob a influência desta energia é um bom ano para apostar nestes jogos. Ataquem o turn-based ou o RTS como nunca fizeram antes.

O Porco é, em geral, muito alegre, mas também é muito responsável e ligado à família e, por isso, não se poupa a esforços para proporcionar diversão com party e board games àqueles que lhe são mais queridos. Em 2019 as relações familiares estão favorecidas para a maioria dos jogadores, de hardcore ao casual, o que pode traduzir-se na concretização de parcerias duradouras e na chegada de novos membros às vossas equipas ou parties.

A educação e o ensino, o altruísmo e a espiritualidade, estão particularmente em destaque ao longo do ano 2019. A mensagem para a generalidade dos jogadores é: devemos evitar olhar só para o nosso umbigo; devemos evitar o isolamento, mantendo os amigos sempre por perto. Devemos estar atentos às suas necessidades e procurar corresponder ao que esperam de nós. Sejam healers, não roubem kills ou loot, partilhem, ensinem os mais novos já que eles vão ser a geração de jogadores do futuro.

Em suma: Não sejam cabr**zinhos. 

O Ano do Porco de Terra corresponde ao final de um ciclo (porque o Porco é o último signo do Zodíaco Chinês), e por isso 2019 é um ano favorável ao fim de relações que já não são positivas, quer seja aquele nível que não conseguem passar num jogo ou de amizade online que já não dá para mais. Neste ano deve sempre dar prioridade à estabilidade, ao equilíbrio e à segurança. Cortem relações com todos os jogadores tóxicos da vossa lista de contactos.

Os jogos que estão previstos para o Ano do Porco de Terra são mais compatíveis com jogadores dos signos chineses Porco, Coelho, Cabra ou Tigre.

Jogos a ter debaixo de olho neste Ano do Porco são: Jump Force, Anthem, Mortal Kombat 11, Dead or Alive 6, Ori and the Will of the Whisps, Metro: Exodus, Sekiro: Shadows Die Twice, Luigi’s Mansion 3, Ghost of Tsushima, Phoenix Point, Cyberpunk 2077 Shenmue 3 (estes dois últimos se nascerem este ano).

E assim ficam as previsões do Professor Machandonga, tão credíveis quanto qualquer outra de valor acrescentado, mas aqui totalmente gratuitas.