Hens of Pen and Paper

RPGS: há uma tabela para isso

Nem todas as ferramentas disponíveis e usadas num jogo de RPG de mesa são de uso exclusivo do DM/GM ou dos jogadores. Algumas delas…

Hens of Pen and Paper

Fate: nas Asas Infinitas do Destino

Quando falamos no destino, tendemos por norma a falar na sua natureza fatalista, contrariar a mesma recorrendo à inegável (ou não) existência de livre-arbítrio,…

Hens of Pen and Paper

The Pool: sem Máscaras Vermelhas nem Chimichangas

O mundo dos RPGs de mesa é vasto e cheio de surpresas, nunca havendo certezas quanto ao próximo jogo que se irá descobrir e…

Hens of Pen and Paper

O combate em Roleplay como uma estrutura narrativa – Parte 2 de 2

Se no primeiro acto tivemos o incidente catalisador e a identificação dos inimigos, na primeira parte do segundo acto conheceremos morte e renascimento.

Hens of Pen and Paper

Multiclass: Mecânicas e Narrativa

Quando criamos uma personagem, é normal que tenhamos expectativas quanto ao seu futuro e ao que ela será capaz de conseguir fazer. Contudo, não…

Hens of Pen and Paper

Star Trek Adventures: trazer a Frota Estelar para a mesa

Como lusitanos, a sede de descoberta por novos mundos corre-nos nas veias, e atendendo à situação actual do nosso querido planeta Terra, é apenas…

Hens of Pen and Paper

Coesão Narrativa: as linhas que unem o mundo

O setting, que é como quem diz “o ambiente narrativo onde decorre a acção” é algo que, idealmente, é decidido na conversa inicial antes…

Hens of Pen and Paper

O combate em Roleplay como uma estrutura narrativa: parte 1 de 2

Comparando uma luta a uma estrutura narrativa, teremos o 1º acto como a secção onde os antagonistas se dão a conhecer e os personagens compram a premissa.

Hens of Pen and Paper

Deuses do mesmo mundo

Preparar uma sessão num qualquer sistema de RPG de mesa pode requerer toda uma atenção em redor das várias regras e mecânicas, algo que…

Hens of Pen and Paper

Como te sentes?

O termo realismo é por norma abrangente. Podemos incluir nele literalmente tudo aquilo que define o nosso dia-a-dia e posteriormente fazer com ele o…