truques e dicas

Hens of Pen and Paper

Jogos Narrativos e a Liberdade Infinita

Toda a liberdade que advém deste infinito oceano de possibilidades pode intimidar até o mais corajoso aventureiro, procurando este conforto nos jogos narrativos que se mostram mais estruturados.

Hens of Pen and Paper

O Monstro da Ansiedade e da Vida Real

Estás nervoso, ansioso até. O que se esconde ao virar da esquina é mais que suficiente para fazer a tua espinha gelar. Encostas-te à…

Hens of Pen and Paper

RPGs de Mesa e a Ideia por Detrás do Design

Várias são as vertentes filosóficas que defendem que todos nós temos um propósito, e, para que tal aconteça, há uma série de condições que…

Hens of Pen and Paper

Jogos Narrativos e o Dilema das Expectativas

Como Mestres de Jogo, é da nossa responsabilidade garantir que os nossos jogadores se divertem à mesa e que aquilo que vivem à sua…

Hens of Pen and Paper

Ideias Alternativas Para a Criação de Personagem

Todos gostamos de dar vida às personagens que criamos, e muitas das vezes fazemos isso tendo por base a inspiração em criações nossas adoradas…

Hens of Pen and Paper

A Bênção dos Starter Sets e dos Quickstarts

Contar histórias não é difícil. Precisamos apenas de uma audiência e de alguém para dar vida à mesmas através das suas palavras. Mas a…

Hens of Pen and Paper

A Voz Dos Dados: Inquestionável ou uma mera Sugestão?

Nas histórias contadas à mesa nos mais variados sistemas de RPGs, há um elemento físico que se encontra presente na maioria, sendo esse elemento…

Hens of Pen and Paper

Quando se vê o Sol aos quadradinhos

Em RPGs de mesa, é mais que comum ver cabeças a rolar e outros actos relativamente imorais a ter lugar. Os jogadores (e as…

Hens of Pen and Paper

Como Combater a Página em Branco

Todos já passámos por aquele momento em que olhamos para uma folha em branco e não sabemos o que fazer com ela. Não interessa…

Hens of Pen and Paper

Um Mundo, Várias Histórias

  Começar uma nova campanha num qualquer jogo de RPG de mesa é relativamente simples. Pessoalmente, gosto de manter a mentalidade de uma one-shot…