Existem dois momentos chave no ano de qualquer jogador da Xbox: Xbox LIVE Arcade House Party e Xbox LIVE Summer of Arcade. Nestes períodos são lançados no Marketplace da consola quatro jogos para download, um por semana. Por norma são guardados para estes lançamentos os melhores jogos, por vezes exclusivos ou pelo menos com um lançamento mais adiantado que na concorrência. Alguns destes títulos como Bastion, Trials HD, Torchlight ou From Dust, vieram a revelar-se sucessos de bilheteira.

Este ano, o alinhamento do Arcade House Party é para deixar qualquer um a bater o pé de antecipação. Começamos com Alan Wake’s American Nightmare, uma jogada muito inteligente da Microsoft Studios. O Alan Wake original é um grande título mas com um percurso muito atribulado no retalho. Ora, com um download digital, o novo Alan Wake vai comunicar directamente com os fãs da série, mas sem os riscos de um lançamento físico no mercado. Com um aspecto muito mais série B, tem tudo para manter (ou melhorar) o fenómeno de culto do original. I Am Alive também esteve para ser um título de retalho mas acabou por se tornar um exclusivo digital. Esta aposta da Ubisoft Shangai anda a prometer há muito tempo em previews, com uma cidade arrasada por um cataclismo, onde o nosso protagonista tenta sobreviver com o que encontra nos destroços, naquela que é uma aventura na terceira pessoa jogada nas alturas dos arranha-céus. Nexuiz é um first person shooter em arena que já aí anda há uns anos como download gratuito open source. Foi agora adaptado pela Illfonic para as consolas, usando o CryEngine 3 e um estilo Victoriano, isto é, Steampunk com muitos reflexos. Por último, temos Warp, um puzzle onde o nosso protagonista se pode teletransportar entre salas e objectos e onde podemos escolher jogar como pacifistas furtivos, ou matar tudo o que nos aparecer à frente.

Os títulos começam a ser lançados no dia 15 de Fevereiro, no Xbox Live Marketplace e podem contar com as futuras análises do Rubber Chicken para escolherem os melhores.

I Am Alive, felizmente, está mais que vivo.