O Nelson Zagalo tem sido um dos nossos melhores arqueólogos no que toca a produção de videojogos em Portugal, “escarafunchando” como nenhum outro a criação nacional. Como presidente da Sociedade Portuguesa de Ciência dos Videojogos e professor assistente da Universidade do Minho, o Nelson é uma das peças chave no nosso país para o crescimento dos jogos, pela divulgação, pelo ensino e também pela investigação que faz em prol dos mesmos. Apenas estar atento à sua página de FaceBook já é pretexto para boas descobertas diárias, sobre videojogos e outros assuntos.
O Nelson está neste momento a finalizar o nosso “primeiro livro de história”. Com lançamento previsto para o final de 2012, História, Tecnologia e Arte dos Videojogos em Portugal, promete traçar o percurso da criação no nosso país. E, garanto-vos, existem boas surpresas no nosso passado, principalmente ao nível do ZX Spectrum. Até agora, estávamos limitados a outros livros (excelentes), como por exemplo All Your Base Are Belong to Us, mas que nem uma nota de rodapé continham sobre as terras lusas. O livro do Nelson vai finalmente colmatar essa falha.
Para já, disponibilizou-nos um excerto do primeiro capítulo, onde nos conta como tudo começou nesta forma de entretenimento. É aproveitar enquanto não há mais.