… ficámos indecisos. A demo de Metal Gear Solid: Snake Eater 3D (imaginem se existisse uma GOTY, o tamanho do título), está desde ontem disponível na loja online da 3DS, e as primeiras impressões deixaram antever uma adaptação fiel, mas com novas funcionalidades que estão a intrometer-se demasiado na jogabilidade.
A demo é muito curta, completando-se em 15 minutos se jogada com calma, embora se possa completar em menos de 5 minutos. O melhor é o ecrã 3D, que proporciona uma boa imersão nos cenários da selva, especialmente quando andamos cuidadosamente entre a folhagem e as ervas. Fica no entanto a sensação que o título não está a aproveitar todas as capacidades gráficas da máquina, embora apenas tenha uma pequena secção do jogo para analisar. Para alguns, a dimensão reduzida do ecrã poderá dificultar a visão do jogo, uma vez que tudo se baseia no acto de camuflagem, mas para mim não constituiu qualquer problema, talvez por já estar habituado àqueles cenários, das versões anteriores.
A demo é compatível com o Circle Pad Pro, o que aumenta imenso a facilidade de controlo da câmara, ainda mais com várias opções que permitem aumentar ou diminuir a sensibilidade. No entanto, mesmo apenas com os botões, a câmara é fácil de controlar, embora não permita a fluidez do acessório da Nintendo.
O pior são as funções de toque e de sensores de movimento. Várias funções estão mapeadas no ecrã inferior, sem equivalente em botões. Isto não seria problema se estivessem mapeadas a zonas de toque maiores (um bom exemplo é One Piece, que permite usar todo o polegar sem problemas), mas a minúcia do toque faz com que tenhamos que usar a stylus ou as unhas. Experimentem isto com um Circle Pad Pro e preparem-se para alguma frustração. Uma das secções da demo, na qual temos que atravessar uma instável ponte de madeira, obriga-nos a usar o sensor de movimento para equilibrar o Snake. Mas, por mais que tentemos, não funciona bem. E lá está, mais uma vez, não temos alternativa em controlos tradicionais nesta secção. Onde eu gostava de ver os sensores, era no apontar da arma, como em Resident Evil, mas isso não está para já disponível.
Esta demo deixou-me com muitas incertezas para o que aí vem, e com alguma reticência quanto às novas funcionalidades. Mas é um Metal Gear Solid e, como é óbvio, a partir de 8 de Março vamos testar a versão final para perceber se este título deverá rastejar escondido, ou caminhar, com confiança, às claras.