A inspiração de Brian Provinciano para criar o antecipado Retro City Rampage não foi pequena: “Lembram-se quando nos sentávamos no recreio com o nosso melhor amigo, e falávamos acerca do nosso videojogo de sonho? Aquele que teria tudo lá dentro, e onde podíamos ir a qualquer lado e fazer qualquer coisa?”

Foi com este despretensioso objetivo que Brian partiu para a criação do seu projecto e foi também devido a este singelo e modesto propósito que o título já está em desenvolvimento há mais de 8 anos. Muitas vezes se vaticinou que este jogo não chegaria a ver a luz do dia mas agora com o anúncio do lançamento para as consolas da Sony, depois de já estar previsto para PC, Xbox 360 e Wii, a janela de lançamento de Maio de 2012 parece ser a definitiva. Estamos especialmente impacientes para jogar este menino na Vita.

Que saudades de tantos zeros na pontuação.

 

À primeira impressão Retro City parece uma adaptação do Grand Theft Auto original, embora seja mais correcto afirmar a ligação com River City Ransom, esse sim que inaugurou o género de sandbox com gangues, tacos e polémicas que vendem jornais. Mas as musas de Retro City vão para além destes títulos e abarcam praticamente todos os jogos mais famosos da era 8 bit. Se é dos anos oitenta e se influenciou de alguma forma a cultura pop, está aqui representado: Super Mario, Bionic Commando, Metal Gear, Contra, e muito mais, incluindo piscadelas de olho a Regresso ao Futuro.

Mas o que mais nos faz esperar Retro City é a inclusão de um modo de estória com 50 missões e a promessa de juntar todos os géneros de jogo existentes, como plataformas, aventura, stealth, ritmo e outros. É isto que pode fazer deste jogo algo mais do que uma simples homenagem visual e sonora à história retro dos videojogos, pois isso já existe aos pontapés no online e no mobile.

Isto significa que quando este menino atingir os 140 kms por hora, temos acesso a toda a história dos videojogos.

 

Se vos apetecer algo, bom Ambrósio, enquanto esperam, podem ir fazer o download de algumas das faixas da excelente banda sonora. Em alternativa, e apenas se quiserem ter muito, mas mesmo muito estilo, podem comprar a banda sonora em LP Vinil .