Há já 10 anos que a produtora Frogwares produz jogos de aventura com a licença de Sherlock Holmes. Estes jogos que nunca receberam muita atenção da imprensa, são seguidos por uma grande e fiel comunidade de fãs no PC, e são principalmente conhecidos pela enorme dificuldade dos seus puzzles. No entanto, numa tentativa de chegar a um maior número de jogadores, a produtora optou sempre por limitar graficamente os seus títulos e torná-los compatíveis com a maior quantidade de configurações de máquina possíveis. Esta é uma das razões apontadas para a necessidade de lançarem um novo jogo para Xbox360 e para PS3, embora o que provavelmente está em causa será o relativo sucesso de vendas da adaptação que já tinha sido feita de Sherlock Holmes vs. Jack The Ripper.
Um jogo lançado nas consolas grandes é uma grande aposta, mas também é uma bem mais arriscada. Este Sherlock Holmes vai por certo irritar os fãs da série, uma vez que já anunciou que vai tornar a jogabilidade e os puzzles acessíveis a um maior número de pessoas. Os aventureiros hardcore vão certamente lançar a sua ira nos fóruns, mas o público em geral deverá ficar a ganhar. O jogo já esteve para ser lançado em 2010 e vem sendo sucessivamente adiado, tendo sido esta semana anunciado como provável na Primavera de 2012. Estes adiamentos sucessivos podem dever-se a duas coisas: Ou o jogo está repleto de problemas, ou a produtora está a perceber que tem um grande título nas mãos e está a refinar todos os pormenores. Queremos acreditar que é a segunda opção.
Continuam prometidos uma aventura na terceira pessoa com um novo motor de jogo que permite um maior realismo de cenários e personagens, agora com captura de movimentos a partir de actores, uma mecânica de exploração de pistas que inclui um “sexto sentido”, e uma estória onde Holmes é ele próprio o suspeito principal de um crime, para além da inclusão do fantástico vilão Professor Moriarty.