Aqui no Rubber gostamos pouco de rumores.
A imprensa concorrente está cheio deles e sempre que os vemos reviramos os olhos e levamos a mão à cabeça.
No entanto há demasiado fumo no ar, passe a expressão, e quando há fumo geralmente é por alguma razão.

Depois da recente entrevista de Gabe Newell, co-fundador da Valve Software, ao site Penny Arcade ter deixado toda a gente perplexa com a seguinte frase “Well, if we have to sell hardware we will.” e de um artigo um pouco vago no site The Verge ficámos curiosos.

Pois é rapaz... Se tudo for verdade essa torneirinha não vai chegar para conter o dilúvio que aí vem.

Vamos tentar reunir alguns pedaços de informação para vos ajudar a decidir (tal como nós) se isto pode ou não ser verdade:

– Segundo os rumores não seria propriamente a Valve a construir a consola. A Alienware, que é conhecida por todos os entusiastas de PC’s topo de gama, teria aceite construir o seu novo X51 de acordo com as especificações da Valve. Especificações essas que incluiriam a compatibilidade total com o Steam, a sua plataforma de distribuição de jogos online.

– Neste momento a Valve já teria registado uma patente para um controlador proprietário. Algo vagamente semelhante a um comando de uma Xbox 360 mas com a possibilidade de ler dados biométricos que indicariam o estado emocional do jogador e reagiriam em consonância.
Não, a parte acima descrita não é tirada do Deus Ex. A tecnologia existe e há alguns anos que está a ser testada.

– Há ainda esta pérola. No ano passado surgiu no site da Steam, uma informação sobre uma nova forma de apreciar o serviço de jogos da Valve na sala de estar, o Big Picture. A notícia foi dada pela própria Valve durante a GDC do ano passado e as implicações pareciam enormes.
Mas a verdade é que o serviço ainda não foi lançado ao público.

– Será possível relacionar este atraso com a hipótese de tudo ser uma estratégia ainda mais vasta para uma investida global (o serviço Steam tem 30 milhões de utilizadores…) no mercado dos videojogos?

– Pouco se tem falado do Half-Life 3. Está a ser produzido e consta que está atrasado. Atrasado ou à espera de ser o título de lançamento para esta ‘Steam Box’, como já lhe chamam?

– Porque é que tenho as palmas das mãos suadas ao escrever esta notícia se estamos em Março, estão apenas 19º no escritório e tudo isto não passa sequer de um rumor???

O Rubber vai continuar muito atento a possíveis desenvolvimentos e promete contar tudo assim que tiver a confirmação.

Dito isto, tentem manter-se no fresco. Como puderem.