Uma linha de engate ao triste estilo de Larry Laffer, o eterno engatatão e última aposta do Kickstarter. Desde que Tim Shafer arrecadou uma pipa de massa para realizar um jogo de aventura point-and-click, o Kickstarter tem visto o seu número de projectos aumentar e a entrada de Leisure Suit Larry no modelo de crowdfunding é agoiro de um ressurgimento de velhos clássicos.
Make Leisure Suit Larry Come Again é o apelo da Replay Games, que se propõe desenvolver uma nova iteração do primeiro jogo, in the Land of the Lounge Lizards, com a história original mas tecnologia actual, suporte mobile, gráficos de alta resolução, personagens com interpretação vocal e a promessa de um interface point-and-click moderno e com funcionalidades touch. Melhor que tudo isto, a Replay Games conseguiu trazer-nos novamente Al Lowe (King’s Quest III, Police Quest I, Torin’s Passage, Freddy Pharkas: Frontier Pharmacist) criador original de Leisure Suit Larry e auto-proclamado “mais velho game designer do mundo”, afastado de série há mais de 10 anos.
Originalmente lançado em 1987 pela Sierra Entertainment, Larry foi inspirado em Softporn Adventure, um Text Adventure Game para adultos lançado em 1981 para o Apple II. O interface de Larry muito devia a este tipo de ficção interactiva, com os movimentos do personagem a serem controlado pelo teclado e as suas acções através do input de texto numa barra situada na parte inferior do ecrã. Este interface foi substituído pelo point-and-click típico das aventuras gráficas de então, com um sistema de menus muito característico. Leisure Suit Larry in the Land of the Lounge Lizards conta as desventuras de Larry Laffer nas suas tentativas em seduzir mulheres, ou mais concretamente, perder a virgindade, vivendo as mais diversas tropelias enquanto ele e o jogador tentam desajeitadamente atingir este objectivo. Ao longo de seis aventuras, os jogadores tiveram a oportunidade de brincar aos espiões, visitar ilhas paradisíacas ou fazer cruzeiros de luxo, cimentando a personagem de Larry como um piroso e falhado playboy, que se envolve constantemente em situações embaraçosas enquanto procura desesperadamente “dar umas cambalhotas”.
De um jogo de visual fortemente pixelizado para uma aventura com valores artísticos mais elevados e voice acting, incluindo uma versão VGA do primeiro jogo lançada em 1991, Larry continuou como franchise em 2004 sem o envolvimento de Al Lowe, e infelizmente caiu na mediocridade e no esquecimento com lançamentos como Magna Cum Laude ou Box Office Bust. Há mais de uma década que não temos a oportunidade de jogar uma aventura digna da pirosice de Larry, razão pela qual o anúncio de Al Lowe e da Replay nos fez voltar a por o palito entre os dentes e a tirar do armário o robe pele de leopardo, guardado religiosamente com um saquinho de bolas de naftalina.
Mas por mais que nos excitemos com esta notícia, não nos podemos deixar de questionar o porquê de refazer mais uma vez a primeira aventura de Larry Laffer. A verdade é que a legião de fãs que provavelmente irá apoiar o projecto certamente preferia uma nova aventura, ao velho estilo dos clássicos, em vez de um remake. Mais ainda, apesar da campanha Kickstarter se referir a Land of the Lounge Lizards, a verdade é que também existem referências ao desenvolvimento de todos os outros clássicos Larry. Talvez a continuidade da série esteja dependente do sucesso desta re-edição que permitirá não só cativar os fãs, mas também trazer curiosos e novos jogadores à equação. Mais do que revisitar os clássicos, os aficionados das velhas aventuras gráficas procuram desesperadamente novos jogos, de tecnologia actual mas com a jogabilidade oldschool e principalmente narrativas de qualidade, aquilo que tornou estes jogos nos objectos de fixação nostálgica que são. O possível remake dos clássicos abre ainda a oportunidade ao desenvolvimento de Leisure Suit Larry 4: The Missing Floppies, jogo que nunca existiu e é usado como referência cómica em muitos dos jogos posteriores, mas isto não passa de uma esperança infundada. Apoiar o jogo, nem que seja pelo facto de que a maior parte das pessoas que jogaram, o fizeram de uma cópia pirata, já que o original foi um dos jogos mais pirateados de todos os tempos, com um rácio de 6 jogos pirateados para 1 vendido.
Se algum Leisure Suit Larry tiver de ser refeito, que seja Land of the Lounge Lizards. Apesar de todos os receios, das inseguranças e dúvidas, o nosso coração bate forte, as palmas das mãos resvalam de suor na maçaneta da porta, os olhos lacrimejam com a aspereza do ar pesado de fumo e álcool, os pés colam no chão seboso enquanto caminhamos em direcção ao balcão e nos sentamos nos bancos raspados e imundos do bar Lefty’s. Cantos do olho fingem desinteresse enquanto pedimos uma bebida e a garganta seca quando tentamos cacarejar a frase idiota que pensamos nos fazer levar companhia para o táxi de regresso a casa. E sem nos darmos conta, estamos a ler o jornal sentados na sanita de uma casa-de-banho imunda, em cuecas presos à cama de um quarto em chamas, em pelota em cima de uma mesa de sobremesas, a ser perseguidos pelo o irmão de temperamento violento de uma empregada de quarto.
E as dúvidas são postas para trás das costas pelo menos agora. Relaxa, é só uma vez, não há-de haver problema.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=pKrwe4nidXA]
Comments (7)
Eu já estou a financiar Double Fine Adventure, Leisure Suit Larry, Wasteland 2 e Banner Saga. E quantos mais vierem eu entro no barco. I love Kickstarter :)
O que eu queria mesmo era que alguém pegasse no “Police Quest” no “Gabriel Knight”! Isso é era!!!
Parece que o Gabriel Knight está mais próximo que nunca :)
http://rubberchickengames.com/2012/04/07/financiamento-2-0-pode-fazer-a-felicidade-desta-morena/
Tantas horas passadas de volta deste Larry. Um regresso era mais que bem vindo! :)
Os jogos bem escritos envelhecem sempre bem, não concorda? Vamos dar uma força ao Al Lowe para ver se a saga continua :)
[…] Abril fizemos uma retrospectiva de Leisure Suit Larry, aquando da campanha Kickstarter de Al Lowe e Replay Games para trazer de volta o clássico dos […]
Hi there to every one, as I am really keen of reading this website’s post to be updated daily.
It carries good information.