Quem jogou Skyrim certamente se recorda de Unrelenting Force, uma habilidade desenvolvida pelo nosso Dovahkiin ao longo do jogo e que é um dos muitos Shouts que temos à nossa disposição, feitiços lançados através da voz do protagonista. Fus Roh Dah é o mais icónico de todos eles, uma onda de energia que lança todos e qualquer coisa pelos ares com um som trovejante, um Shout que rapidamente se tornou num meme da internet, um entre muitos originado pelo popular jogo.

Em pouco tempo montagens vídeo de situações de jogo cómicas usando a habilidade ou dos típicos vídeos caseiros, brotaram na Internet poucas horas após o lançamento do jogo, tornando Fus Roh Dah num dos últimos e mais famosos chavões a sair do mundo dos videojogos.

 

Meses passados após o lançamento de Skyrim, surgem agora informações de que a Zenimax, empresa detentora da Bethesda, submeteu diversas aplicações para marca registada da famosa frase, de forma a proteger os conteúdos do jogo, e mais concretamente, evitar que seja usada em produtos como brinquedos, mochilas, roupa, jogos de tabuleiro, headphones, capas de telemóvel, mochilas ou malas de cosméticos. É certo que a frase tem sido usada ao longo dos últimos meses em diversos produtos comerciais como T-shirts, vídeos ou objectos caseiros, sendo que a notícia vem gorar futuras oportunidades de negócio para quem esperava lucrar com a capacidade que os fãs tem de acumular tralha relacionada com o seu jogo favorito. Mais uma vez, a Zenimax parece empenhada na caça à marca registada, pouco tempo depois das batalhas legais pelos direito do MMO de Fallout, e do uso da palavra Scrolls no próximo jogo da Mojang, estúdio por detrás de Minecraft. Na minha mente, imagino que a empresa tenha uma linha de montagem de advogados biónicos, completamente automatizada, prontos a ser expedidos para as mais diversas batalhas legais pelo mundo fora, exercito cibernético que um dia se irá revoltar e aniquilar a humanidade.

Por isso já sabem, da próxima vez que tentarem impedir a vossa cadela de ir ao caixote do lixo buscar restos comida usando o Unrelenting Force (como eu já fiz), pensem duas vezes. Nunca se sabe se de repente a vossa corrente eléctrica não vai abaixo e ouvem na penumbra zumbidos mecânicos, seguidos por luzes de busca vermelhas na janela da vossa sala e pelas frestas da porta. Quando isso acontecer, façam o que vos digo, corram a buscar a vossa cópia do Skyrim e segurem-na protegendo a vossa cara. Não os olhem directamente nos olhos, eles conseguem processar a vossa alma.

E mais uma coisa, os cães são aparentemente imunes ao som Fus-Roh-Dah. Acho que na língua deles quer dizer Vem-Brin-Car.