As vendas da VITA no Japão continuam a descer vertiginosamente. Sinceramente, isso não deverá constituir preocupação no Ocidente, pois a maior parte do catálogo de lançamento da nova portátil tem os jogadores da Europa e dos Estados Unidos como o público principal da consola. Mas não estará na altura da Sony anunciar o que tem preparado na manga?

É certo que se aproxima a E3 mas até Junho ainda falta muito tempo. Com a Nintendo Direct a anunciar muitas novidades para a 3DS esta semana, a Sony tem de se chegar à frente, antes que os “early adopters” comecem a torcer o nariz.

Aqui vão algumas ideias do que gostávamos de ver a Playstation a anunciar.

Monster Hunter Vita

Dois analógicos e um poder gráfico que envergonha qualquer outra portátil. A máquina da Sony é perfeita para o universo de Monster Hunter e esta poderá uma das grandes armas para vencer no Oriente. Com a ausência de informações sobre a versão 3DS de Monster Hunter para o Ocidente, a Sony pode aqui aproveitar para tomar a dianteira.

 

Uncharted Portable

Lembram-se de Killzone para a PSP com a jogabilidade adaptada a uma nova perspectiva isométrica? Já jogaram Lara Croft and The Guardian of Light, que mistura este tipo de visualização com os puzzles e o combate característicos de Tomb Raider? Em Uncharted: Golden Abyss, as sequência “cinemáticas” utilizam este tipo de câmara distante vista de cima. O que queremos é um Uncharted totalmente neste género isométrico. Os analógicos permitem muito combate “à la Super Stardust”, para além dos puzzles poderem basear-se em cenários de salas inteiras no grande ecrã da consola. Permitam-nos sonhar.

 

GTA IV Stories

A capacidade de processamento da consola é enorme, o armazenamento nos cartões de jogo ultrapassa os 4 Gb, portanto do que é que a Rockstar está à espera? Liberty City e Vice City Stories provaram que os grandes Sandbox da Rockstar se adaptam perfeitamente a uma consola portátil, portanto seria mais que óbvio lançar o irmão mais velho na Vita. Será pedir muito? Não, não é. Pedir muito era um Red Dead Redemption Stories.

 

Okami VITA

Eu sei, já tivemos Okami na Playstation 2, na Wii e na DS. Mas este jogo não envelhece nem aborrece e, quanto mais versões forem lançadas, mais versões devem ser jogadas. É óbvio que deviam incluir alguns conteúdos novos, mas basta-nos a possibilidade de desenhar “feitiços” no ecrã da Vita com os dedos gordurosos para ficarmos comprados.

 

Gran Turismo World

A adaptação da Polyphony para a PSP fez-me cerrar os dentes de raiva. Alguém que explique aos senhores que lá por estar numa portátil, Gran Turismo não tem de ser simplificado. O que nós queremos é uma experiência igual ou melhor que GT4 ou GT5 na Vita. Queremos ter a mesma hipótese de escolher entre o Arcade ou a dificuldade extrema. Principalmente, queremos um modo de carreira detalhado e a funcionar como o de GT4. Esta consola é perfeita para pequenas corridas de 5 minutos, mas o seu ecrã enorme e a forma como encaixa nas mãos também se presta a corridas de endurance de 60 voltas ou mais.

 

Agora é esperar que Kaz Hirai leia o Rubber Chicken diariamente, antes das reuniões importantes.