A PSP foi uma das máquina mais férteis em RPG Japoneses e, na sua geração, a melhor portátil para os jogar, graças à definição do seu ecrã e à grande capacidade dos UMD. Para além de todos os títulos que nos chegaram ao Ocidente como Persona, Ys Seven, The 3rd Birthday ou Gods Eater Burst, existem várias dezenas de títulos que nem sequer atravessam o globo.
Mesmo agora, com a Vita a querer dar cartas, continuam a sair lançamentos para a PSP, alguns a ocuparem os tops Japoneses. Um desses novos jogos é Conception: Please Have My Babies. Calma, não é um jogo desses! É um Dungeon Crawler!
A estória rebuscada coloca um estudante secundário a ser transportado para um universo paralelo chamado Granvania que está repleto de demónios resultantes da desordem nas estrelas. O nosso personagem vai tornar-se um Messias em Granvania e tentar salvar o mundo para poder regressar ao seu. Take that Never Ending Story.
Os Japoneses têm uma liberdade narrativa da qual o Ocidente nem se aproxima. Para nós, tudo tem de estar bem explicado. Para os nipónicos, who cares. Podemos saltar no ar e ficar por lá a dar murros sem pressa de voltar ao chão? Check. No meio de um universo normal aparece uma bola com olhos? Check. Vamos colocar um título absurdo que nada tem a ver com o jogo? Check.
Esta liberdade e descomprometimento com a realidade produz no entanto universos fantásticos e estórias tão rocambolescas que se tornam surpresas a cada passo, mesmo que não façam qualquer sentido. Inazuma Eleven e One Piece são um dos exemplos. O Japão é criticado por estar a produzir estes jogos em série e a deixar o género perder força. Sim, existe muita adaptação de animes e manga em massa, mas a estranheza e a novidade continuam existentes em cada título, pelo menos para os jogadores ocidentais.
A Vita é uma consola perfeita para este género de jogos. O seu ecrã é ainda maior, mais brilhante e mais colorido do que o da PSP, o que a torna fantásticas para as muitas sequências animes e personagens desenhadas que habitam estes jogos. E essa pode bem ser a arma que lhe falta para vencer no Oriente. É certo que não é tarefa da Sony mas sim dos third party desenvolver esses títulos. É certo também que com a gigantesca base de PSP instalada no Japão é mais seguro produzir para essa consola. Mas é tarefa da Sony convencer os produtores a produzir RPG na Vita e, já agora, a localizá-los para o Oriente.
Deixem é sempre a versão Japonesa e as suas vozes incluídas. Essa é metade da diversão.
Comments (6)
Tocas num ponto importante: se não fosse a biblioteca da DS ser enorme mesmo ao nível de RPGs (e a maioria dos importantes vieram para o ocidente), a PSP fica em close second. Para além de ports de vários jogos importantes da PS1 que na altura passaram um pouco despercebidos, a PSP de facto tem vindo a receber muita coisa boa, com muita pena minha de haverem muitos jogos interessantes que não chegarão ao nosso mercado… este é apenas mais um exemplo, mas o que eu queria mesmo era o Valkyria Chronicles III :P
Nem mais Cyber, a DS tem um catálogo gigante mas tem um ecrã muito mais limitado que o da PSP para os apresentar. A PSP provou que estas máquinas têm lugar no Oriente. Já estão a fazer muitos RPG para a 3DS (One Piece, etc) mas falta começar a fazer para a Vita. Estou como tu, venha um Valkyria! E um novo Persona, e um novo Y&S, e um novo… :)
“Os Japoneses têm uma liberdade narrativa da qual o Ocidente nem se aproxima. Para nós, tudo tem de estar bem explicado. Para os nipónicos, who cares. Podemos saltar no ar e ficar por lá a dar murros sem pressa de voltar ao chão? Check. No meio de um universo normal aparece uma bola com olhos? Check. Vamos colocar um título absurdo que nada tem a ver com o jogo? Check.”
Não podias estar mais correto Miguel. Como sabem, sou Nipófila e prefiro os Animes e Mangás em relação a outros “desenhos Animados”. Temos muito boas séries que nem sequer fazem sentido e que nem passam na nossa televisão,e são extremamente divertidas de se ver. Quanto a jogos….ai como gostaria de deitar as minhas mãos a alguns dos títulos que só existem no Japão.
Deixo aqui como sugestão, procurarem e verem na net (sim porque esta é a melhor maneira de os visionar) 3 Animes muito bons: Golden Boy, Excel Saga e Hare Noci Guu.
Excel Saga… :)
Eu agora ando viciado no novo Lupin.
Novo Lupin? Mas faz jus ao original?
Podes ver aqui http://watchseries.eu/serie/lupin_the_third:_a_woman_called_fujiko_mine
Tem o estilo de Lupin :)