A famosa série de jogos Colin McRae Rally, mais tarde designada apenas como DiRT, já produziu 9 jogos em que a preocupação máxima foi sempre a experiência mais fiel e realista de condução de carros de Rally e seus derivados. É por isso que raramente por lá me apanharam, pois sempre preferi a opção de ligar as batotas de Gran Turismo e Forza Motorsports. No entanto, a julgar pela rápida incursão nas prateleiras dos jogos com desconto e recipientes dos usados, a última incursão DiRT 3 ficou de certeza à margem do lucro esperado.
Ora, é sabido que quando um jogo não reúne os resultados esperados a estratégia é sempre a mesma. Juntam-se todos os executivos da editora com os principais game designers da produtora, numa reunião de 12 horas cheia de gráficos apresentados pelo departamento de marketing e de estudos de opinião com centenas de inquéritos trabalhados afincadamente pelo departamento de estratégia. Mas após estas 20 pessoas não chegarem a nenhuma conclusão, há sempre uma alma caridosa que, já cheia de fome, lá atira com um: então e se for tudo à porrada?
DiRT Showdown arrisca-se a ser o grande sucessor espiritual do mítico Destruction Derby, que quase queimou a minha primeira Playstation. Só por isso, já merece a minha excitação no elevado grau designado por “upa, upa” e acredito que até o próprio Colin deu um gritinho mui feminino no céu quando soube da notícia, perante a indignação silenciosa dos anjos presentes.
A demo está esta semana disponível na Xbox 360 e na Playstation 3. Ide crianças. Ide partir chapa até mais não.