Falta menos de uma semana para finalmente passarmos horas a fio sem dormir. Em tempos de crise e de elevada taxa de desemprego, nada melhor como nos arriscarmos a ser despedidos por adormecermos em frente à secretária depois de uma noite de click-click-click-click. Dia 15 é dia de Diablo 3.

Mas segundo o último comunicado da Blizzard relativo ao lançamento, a abertura dos servers às hordes de jogadores famintos poderá não ser tão pacífica assim. Devido ao grande fluxo que se espera nas primeiras horas, é possível que os jogadores se deparem com alguns dos erros de login que ocorreram durante o stress test de Abril. O comunicado avisa que é possível um delay de até 40 segundos no processo de login que poderá levar a que a ligação não se estabeleça e o erro 37 surja no nosso ecrã.

Respira fundo. Tenta outra vez.

A Blizzard tranquiliza-nos dizendo que caso isto ocorra, deveremos continuar a tentar a ligação, que eventualmente será bem sucedida, e garante que estarão a trabalhar para reduzir o número de problemas ao mínimo. Estes problemas não são nada de novo nos lançamentos da Blizzard. Também World of Warcraft tem sofrido de problemas de conexão sempre que uma nova expansão é lançada, problemas que têm sido cada vez menos frequentes com o passar dos anos. Ainda me recordo da abertura do Dark Portal, na expansão Burning Crusade, em que milhares de jogadores se concentraram nas Blasted Lands à espera de fogo-de-artifício mágico ou que chovessem gomas em forma de ursinho ou qualquer coisa assim, apenas para sofrerem desconexões enquanto o mundo implodia com a massa humana de nerds que entupiam o servidor. Eu sei, eu estava lá…à espera das gomas.

Este tipo de problemas ocorreu durante o Free Weekend em Abril, e tanto quanto sei, a maior parte das pessoas apenas conseguiu jogar na região das Américas. Esperemos que isto não seja um mau agoiro para quem espera jogar na Europa, porque apesar do Global Play, em que é possível jogar com jogadores de qualquer parte do mundo, apenas teremos acesso à Auction House de dinheiro real na nossa região geográfica. Ainda assim é sempre reconfortante saber que a Blizzard se preocupa em colocar os jogadores de sobreaviso para eventuais problemas que possam surgir nos primeiros momentos de Diablo 3, e mesmo que não consigam jogar logo, relaxem que terão muito tempo para o fazer.

Os primeiros momentos de Diablo 3 podem ser extenuantes.

Se estão preocupados em reservar uma determinada BattleTag é melhor apressarem-se a seguir este guia de preparação para o jogo, de modo a suavizar a vossa entrada em Sanctuary. Aviso-vos já que Legolas, Conan, Chuck Norris e Bruce Lee já devem estar reservados, provavelmente.