No final do filme Contacto, a partir do livro de Carl Sagan, Ellie diz a um grupo de crianças que “O Universo é um sítio muito grande. É maior do que qualquer coisa que alguém alguma vez sonhou. Por isso, se só existirmos nós… parece um enorme desperdício de espaço. Certo?”
Parece no entanto que o desperdício de espaço é bem maior do que se pensava. Para além do Universo já ser um espaço (redundâncias à parte) bem considerável na sua dimensão, as mais recentes teorias cosmológicas apontam para a existência de um conjunto de muitos Universos. A teoria do Multiverse (ou Multiverso) afirma que existem neste momento dezenas de milhares de Universos a viverem em perfeita comunhão e sintonia. Para se entender como isto seria possível, utiliza-se a teoria das cordas, uma tentativa de unificar todas as leis físicas numa só, mas se quiserem uma boa explicação para leigos podem ver a apresentação de Brian Greene num recente evento TED.
Claro que a ficção científica bateu palmas com esta teoria e deu-lhe uma reviravolta. Se existem vários Universos ao mesmo tempo, então existem várias realidades também. Daí que se eu agora decidir continuar a escrever este texto, ele vai chegar ao final e vocês vão acabar por lê-lo. Mas existe também outra realidade paralela onde eu não continuei a escrever e fui jogar Princesas Disney na DS. E outra realidade em que vocês não leram o meu artigo e foram jogar My Horse & Me na Wii. Não têm vergonha?
A teoria do Multiverso deu origem a um dos melhores, senão o melhor, episódio de Family Guy. Em Road to the Multiverse, Stewie inventa um comando que lhe permite mudar de Universos e convida Brian a visitar com ele realidades paralelas. Desde universos em que todos os personagens são animados ao estilo Disney, a lugares onde o papel entre os homens e os cães foram invertidos, existem momentos de genialidade e humor seguidos em catadupa. Um dos melhores exemplos é este (o vídeo começa a negro).
http://www.youtube.com/watch?v=Ic2XIt–xKM&feature=related
A Activision acaba de anunciar que Family Guy: Back to the Multiverse vai chegar neste Outuno às consolas. Não há detalhes anunciados, mas existe a garantia de Jeffrey Godsick, o presidente da área de consumo da Twentieth Century Fox, de que o jogo terá todo o espírito de Family Guy sem qualquer tipo de censura, o que já é bom sinal.
A Activision tem nas mãos um episódio que é puro ouro televisivo e esperemos que lhe faça justiça. Em caso contrário, estaremos aqui para organizar a turba num motim, marchar até à sede da Activision e soltar flatulência na cara do conselho de administração.