Qualquer jornalista futebolístico o sabe, assim como o sabe qualquer treinador de renome ou ainda como o sabe qualquer supermodelo. Os futebolistas de topo passam os seus estágios e os momentos de relaxamento a jogar Pro Evo… FIFA e matraquilhos.
Também é do senso comum que quando temos não um, mas dois melhores jogadores do mundo na mesma década, cada um irá para o seu jogo, uma vez que um Super Smash All Stars da bola é coisa que ainda está para nascer.
Com o nosso Ronaldo já a ser pornograficamente usado em cada linha de promoção do próximo PES 2013 chegou agora o momento da Electronic Arts esfregar Lionel Messi na nossa cara e dar início novamente ao debate sobre quem é o melhor, agora também dentro das quatro linhas digitais.
Mas o tempo em que a diferença entre os atletas se resumia à promoção da figura na capa já lá vai. Agora todo o sistema de controlo da bola e de fintas é inspirado num só jogador, que trabalha com as produtoras para esse fim e que é usado como publicidade do próprio sistema de jogo. A Konami chama-lhe PES FullControl, a Electronic Arts chama-lhe Complete Dribbling, o que até faz sentido pois se Cristiano é mais uma máquina de precisão, Lionel é um artista de fantasia.
Pessoalmente, eu prefiro FIFA e, antes que me caiam em cima, tenho uma boa razão para a minha predileção. Para além de ter começado a jogar em FIFA 95 na Megadrive, em sessões inesquecíveis com os colegas da rua que emprestam um toque de afeição ao título, FIFA é aquele jogo que quando o estou a jogar esqueço-me do que se passa em redor e vou para dentro do jogo. Portanto, podem vir discutir comigo a física, o detalhe, o comportamento do guarda-redes ou o realismo de um passe entre ambos os jogos, em debates milenares que nunca vão chegar a nenhuma conclusão. No final, tudo se resume à seguinte pergunta: para vocês, qual é o mais divertido de jogar?
Daí que quando estava a pensar no título deste artigo surgiu-me a seguinte dúvida: E Ronaldo, de qual gostará mais? E se for de FIFA? Se isso acontecer, graças aos acordos de exclusividade terá de o perguntar às escondidas. Para que o nosso artilheiro não ande a pensar demasiado sobre o assunto, pois temos um Europeu para ganhar, o Rubber Chicken deixa aqui a lista de todas as novidades e inovações anunciadas para o novo FIFA 13. Vá Cristiano, não procures mais e vai lá furar as redes do teu “companheiro” Casillas.
– Inteligência de ataque que permite aos jogadores virtuais analisarem o espaço e trabalharem de forma mais inteligente para quebrar a defesa do adversário.
– Os jogadores “pensam” duas jogadas à frente.
– A inteligência dos jogadores permite-lhes criar aberturas, curvar ou alterar o percurso automaticamente conforme o espaço aberto na defesa adversária.
– Os atacantes fazem arrancadas para puxar defesas com eles e assim libertar e criar linhas de passe com os companheiros.
– Melhor posicionamento dos jogadores no terreno.
– Sistema Complete Dribbling inspirado em Lionel Messi, que possibilita um drible preciso com real controlo da bola a 360º e que permite ser mais perigoso e criativo nos duelos 1 para 1.
– Os jogadores são mais rápidos a mudar de direcção e conseguem arrancadas mais explosivas.
– O controlo de bola ao primeiro toque deixa de ser perfeito em todos os jogadores, introduzindo variedade e surpresa acerca do controlo de bola.
– Os livres tácticos de FIFA 13 proporcionam ferramentas para criar livres imprevisíveis utilizando os melhores jogadores em campo. A barreira pode ser personalizada tirando ou adicionando jogadores, ou escolhendo um “homem-bala” que tenta interceptar o remate.
– A segunda geração do sistema de física de impacto (Impact Engine) vai para além das colisões e estende-se à discussão da posse de bola, com cargas de ombro ou com puxões e empurrões na defesa.
– A pressão da defesa, a trajectória da bola e a velocidade do passe influenciam agora a recepção de bola e o primeiro toque, criando mais oportunidades para o roubo de bola.
A Electronic Arts promete ainda mais novidades para breve. FIFA 13 estará disponível, como é óbvio, em TODOS os sistemas de jogo à face da Terra, no Outuno, a tempo de estourar as carteiras sem direito a subsídio de Natal.