O Domingo está quente e seco. Na rua, o sol afasta os transeuntes que procuram a sombra como baratas a fugirem da luz. No trânsito, na pequena fila de carros que espera o sinal verde, uma mulher mais desafortunada tenta compensar a falta de extras do seu carro com todas as janelas abertas. O horizonte ondula, o reflexo nas janelas espelhadas dos prédios queima o meu olhar. Refugio-me no interior do espaço onde o ar condicionado passeia pelo ar a refrescar os clientes. Estou no interior da melhor loja de videojogos de Portugal.

A razão pela qual me fiz à rua num dia de 39 graus é muito simples. Hoje é o primeiro dia em que o novo GTA V está disponível e para mim é obrigatório começar a jogar hoje. Só ainda não decidi qual a edição que vou comprar. Podia já ter feito o pré-download digital, mas o Rui combinou irmos todos ver as versões à loja para conversarmos e estarmos um pouco todos juntos.

Depois de todos os adiamentos, o jogo chegou finalmente às lojas.

 

Percorro o piso térreo da loja com o olhar e também todo o piso de cima com a sua enorme varanda em vidro com vista para o resto da loja. Não há sinal do pessoal. O Carlos da loja vê-me do balcão e acena-me. Vou ter com ele e aperto-lhe a mão. Pergunta-me com um sorriso cúmplice se venho buscar o GTA V. Digo-lhe que sim. Pergunta-me se é a Heist Edition que vou levar. Riu-me e digo-lhe que primeiro vou dar uma vista de olhos na loja.

A loja não está cheia mas está bem composta. Cerca de 15 a 20 pessoas. Começo por ir espreitar a zona de DLC’s físicos para ver as novidades. Qual não é o meu espanto ao perceber que já chegaram as figuras adicionais de GTA V à loja. Os pequenos bonecos estão perfeitos, com um detalhe extremamente bem conseguido. São cerca de 6 diferentes e cada um traz um código que desbloqueia a mesma personagem e as suas missões. Leio as sinopses das missões de cada boneco e agrada-me principalmente a Amanda, uma executiva de alta finança que se quer livrar do seu amante adolescente de forma suja. É certo que os vou comprar a todos, mas por hoje já chega o que vou gastar com o jogo. Existem também quadros de arte com os códigos para o novo pack de masmorras do Diablo III, uma recriação de uma caixa megadrive de Sonic com o código para todos os episódios de New Sonic Adventures e outros produtos físicos que dão vontade de ter. Acabo por não resistir e trago uma memória USB em forma de planta com a banda sonora digital do premiado jogo Indie “And Yet It Grows”.

“And Yet It Grows” foi uma das melhores surpresas deste ano.

 

Consulto no Facebook onde se encontra a malta e estão todos pelo menos ainda a cerca de 10 minutos de mim. O Rui está no metro, a passar na estação das Olaias, a Joana parece estar na Avenida Infante Dom Henrique e sem trânsito. Subo ao primeiro andar, peço um café e sento-me numa das mesas disponível. A música está óptima, com a banda sonora do primeiro Mass Effect e enquanto bebo o meu café aproveito para percorrer a lista de usados no ecrã táctil da mesa. Descubro que está uma edição física do Halo original por 2 euros na loja. Coloco no carrinho de compras imediatamente e ouço uma gargalhada do Carlos vinda lá de baixo. É certo que aprova.  Compro também uma versão digital do Crysis 2 a 4 euros, pois está quase a sair o próximo e quero por o meu jogo em dia. Escolho a pré-instalação na Wii U porque quero experimentar a adaptação da informação no ecrã com a sobreposição do comando em frente à televisão.

No pequeno auditório, um grupo de 8 pessoas assiste a um mini worskhop sobre tácticas de combate em FPS. Estão a jogar Black Ops II e o formador vai explicando a melhor abordagem aos espaços através dos cantos do mapa. Observo desinteressadamente, pois esta não é a minha praia, mas sorrio ao lembrar-me da sessão de há duas semanas atrás quando assisti aos truques e dicas para a melhor condução em Forza Horizon. Os meus tempos caíram que nem fruta madura depois desse workshop. O Rui não quis vir e agora vê-se português para me conseguir ganhar.

O workshop de condução de Forza Horizon foi um dos melhores eventos de sempre da loja.

 

Observo um grupo numa mesa mais afastada que está a jogar um título de estratégia no ecrã da mesa, mas o meu iPhone toca um alerta e vejo o Rui e a Joana a entrarem juntos na loja. Cumprimentam o Carlos e vêm ter comigo ao piso de cima. Após a conversa inicial para descontração começamos a ver todas as edições de GTA V que estão disponíveis. A escolha não é fácil pois temos 4 opções e ainda podemos combinar conteúdos em edições personalizadas. A Joana avisa logo que vai apenas comprar o código digital pois não pode gastar mais do que 45 euros. Eu e o Rui rodamos as figuras 3D das estatuetas das edições especiais e consultamos imagens em alta resolução de todos os contéudos. Os trailers dos DLC deixam a Joana com dúvidas mas mantém-se firme na sua vontade de ser poupada. Encomendamos todos as nossas versões na mesa (eu e o Rui escolhemos a Heist Edition, se bem que eu escolho com a figura sexy da Hope e ele com o boneco do vilão Gomez) e conversamos mais um pouco enquanto eu bebo mais um café e chegam também dois sumos. Aproveitamos para ver a exposição de arte conceptual do antigo Journey que está no resto do piso e descemos para a caixa.

Se puderem vão à loja ver a exposição do antigo Journey que está fantástica.

 

A Joana é a primeira a entregar o cartão e a fazer o pagamento. O Carlos ainda a tenta convencer a levar pelo menos a Ultimate mas sem sucesso. Após o pagamento o computador avisa que o jogo deverá estar pronto a jogar na consola dentro de aproximadamente 13 minutos. – Mais do que isso demoro eu a chegar a casa – diz e ri-se a Joana.

Perguntamos se existe alguma edição Heist na loja. O Carlos mostra-nos uma só para consulta. As estatuetas estão maravilhosas e o livro de arte está delicioso, todo feito como se fosse um grande plano de um assalto a um banco. Confirmamos a nossa compra e somos avisados que o jogo estará pronto para jogar em 15 minutos no meu caso e em 4 minutos no caso do Rui. Penso para mim mesmo que tenho de instalar multi-fibra em casa. A previsão de chegada dos produtos físicos é no próximo dia à tarde a casa de ambos. O Carlos imprime os cartões rígidos com o logotipo do jogo e com todos os códigos impressos para os DLC’s e packs digitais da edição e fazemos todo o pagamento. A Joana ainda me pede para ver a minha USB de “And Yet It Grows” e o Rui baba-se com a cópia física do Halo.

Saímos da loja, conversamos cerca de 5 minutos na rua (à sombra!) e despedimo-nos com a promessa de irmos conversando durante a campanha a solo. Percorro as ruas abrasadoras até ao fresco do metro e entro na carruagem da frente. Consulto a minha factura digital no telefone e vejo as recomendações de títulos baseados na minha compra, mais os factos curiosos relacionados com tudo o que adquiri. Engraçado, não sabia que Halo foi o primeiro FPS a permitir apenas duas armas de cada vez.

Encosto a cabeça ao vidro da carruagem e fecho os olhos. Ainda faltam cerca de 20 minutos para chegar a casa, mas o GTA V já deve estar instalado e pronto a jogar. Sorrio enquanto penso nas missões, nos saltos, nas quests, no multiplayer e em toda a diversão que me espera. A vida é um lugar bom.