Qualquer bom gamer que queira dignificar essa designação, espera com antecipação o dia em que a nova edição da revista Edge chega no correio. Aquela que é considerada por muitos a The New Yorker dos videojogos vem sempre acompanhada de fantásticas capas e contracapas, totalmente livres de publicidade e alusivas ao jogo que é o destaque do mês. É, para além de uma excelente revista, um artigo de colecção. Porém, a qualidade tem um preço elevado.

É esse preço que afasta muitos dos leitores portugueses de algumas das melhores revistas do mercado internacional. A ocasional compra de uma só edição pode chegar a custar os 8 euros nas lojas de revistas e uma assinatura para o nosso país ultrapassa facilmente os 100 euros por 12 edições. A solução passa por comprar as edições digitais cada vez mais fáceis de aceder e de adquirir. Com preços que rondam os 3 euros por cada edição e descontos para as assinaturas, deixa de existir razão de queixa para quem quer leitura de qualidade.

A Imagine Publishing que é responsável por alguns bons títulos anunciou uma plataforma online para aceder de forma mais fácil ao seu catálogo. No entanto, não vamos aqui colocar essa ligação pois o portal é apenas uma ligação directa para a página das suas revistas no site Zinio. Ora, esse site está disponível no nosso país e permite adquirir revistas para depois as ler em diversas plataformas de forma fácil, desde o nosso computador, ao nosso smartphone Android ou ao nosso iPad. O site é de utilização muito intuitiva, as aplicações para as várias plataformas são robustas e os servidores são rápidos permitindo descarregar rapidamente as revistas. Por outro lado, as nossas compras ficam para sempre guardadas nos servidores, caso queiramos regressar a um bom artigo que já não está no nosso disco rígido ou tablet. Com pagamento Paypal, nada podia ser mais fácil

Aqui vão algumas das melhores aquisições que podem fazer para se manterem a par de tudo o que se vai passando mas, já agora, acompanhados de textos de boa qualidade jornalística. Que disto da agregação já o Inferno está cheio.

 

EDGE

Para muitos a melhor revista de videojogos do mundo junta as suas fantásticas capas a artigos de muita qualidade jornalística. São muitas vezes dos primeiros a ter acesso aos exclusivos, possuem alguma das análises de jogos mais respeitadas da indústria e do público, e secções que acompanham o lado do desenvolvimento e da criatividade. Se só puderem ler uma revista, essa deverá ser a Edge.

 

Games TM

Não há dúvida que os ingleses sabem escrever sobre videojogos. A Games TM é a escolha para quem ainda não ficou satisfeito com a Edge. Esta que é uma das maiores publicações em número de páginas conta também com uma óptima secção sobre Retro Gaming todos os meses.

 

Retro Gamer

Se cheira a mofo está aqui. Talvez a melhor revista sobre jogos antigos é um boa compra tanto para os saudosistas como para os novatos que querem conhecer os jogos dos pais. Só falta vir dentro de uma cassete.

 

Existem ainda duas boas revistas que ainda não estão disponíveis em versão digital mas que são boas aquisições. Esperemos que cheguem ao Zinio rapidamente e se virem uma na vossa loja de revistas, experimentem um número.

 

The Official Nintendo Magazine

A versão inglesa da revista oficial da Nintendo acompanha todas as novidades, obviamente, em primeira mão, conseguindo manter a imparcialidade nos artigos. A revista vem sempre acompanhada de posters fabulosos dos grandes jogos Nintendo que só por si já valem a compra.

 

360 Gamer

Esta revista (também britânica) exclusiva da consola da Microsoft vence pela irreverência e humor da sua equipa editorial e foi uma influência em parte do meu estilo de escrita. Existe uma publicação do mesmo grupo para a Playstation que tenta copiar o estilo mas sem sucesso. Deve ser a única revista de grande tiragem que utiliza a palavra f**k frequentemente.