No ano de 2001 a Sega lançou um novo herói para o mundo dos videojogos. É óbvio que a marca nipónica andava um pouco confusa, neste período em que se viu obrigada a largar o fabrico de consolas e não só Super Monkey Ball foi lançado para a Nintendo GameCube, como ainda tinha como personagem principal um macaco. Se isto não era uma crise de identidade, não sei o que seria.

Piadas à parte, o jogo foi na realidade um sucesso no ano anterior nas arcades, onde se lançou com o nome Monkey Ball e com um dos manípulos mais inconveniente da história dos videojogos. A fórmula de sucesso pedia emprestadas as mecânicas do excelente Marble Madness de 1984, embora com uma influência gráfica muito menos M. C. Escher e muito mais Anime japonês em esteroides.

FAIL?

 

Depois de um enorme sucesso que conduziu a dezenas de adaptações em várias plataformas, Super Monkey Ball Banana Splitz chega à PS Vita a 23 de Outubro deste ano. Para quem já experimentou a nova portátil da Sony esta adaptação faz todo o sentido, pois a máquina possui dos giroscópios mais precisos que já experimentámos. O jogo foi lançado o ano passado para a 3DS mas os giroscópios eram praticamente inúteis pois tombar a consola faz perder o efeito 3D do ecrã, o que fez que os jogadores tivessem de optar por uma coisa ou por outra. Com o poder gráfico da portátil Playstation aliado ao brilho do seu ecrã enorme, esta poderá ser uma das melhores experiências portáteis de Monkey Ball, sendo que quem quiser uma experiência mais clássica pode usar apenas os dois manípulos analógicos.

Este macaco vai ganhar ao outro Ape da Sony e chegar primeiro à Vita.

 

Prometidos estão os divertidos macacos AiAi, MeeMee, GonGon e Baby que regressam para 100 níveis de nervos em franja enquanto tentamos controlar a bola que aprisiona os símios sem a deixar cair ou bater onde não deve, atravessado plataformas móveis, passagens apertadas e outros obstáculos. Os criadores prometem ainda 8 minijogos favoritos dos fãs. Não sabemos se o divertido Monkey Race estará de volta, embora o Monkey Target e outros já tenham sido anunciados.

A particularidade de criar níveis baseados em imagens tiradas com a câmara da consola ainda nos deixa grandes dúvidas desde que foi mostrada no Tokyo Game Show de 2011 e não parecia introduzir nada de essencial ao jogo. Como qualquer título Vita, o jogo irá permitir funcionalidades NEAR para partilha de resultados.

E agora, chegou o momento dos ácidos:

http://www.youtube.com/watch?v=KKClcmzOlT4&feature=youtu.be