Já alguma vez tentaram atravessar o IC19 a pé? Não faço tenções de o fazer mas já assisti a este fenómeno em algumas ocasiões. Há qualquer coisa de mágico em tentar atravessar uma estrada com elevado tráfego. Não é mágico? É só pura estupidez, concordo. Mas nós como galinhas temos esse impulso, essa necessidade de atravessar a estrada porque queremos chegar ao outro lado. Felizmente desde 1981 que temos em Frogger uma tábua de salvação para todas as galinhas do mundo que sofrem desta maldição do atravessamento de estradas só porque sim. Podemos dizer que o jogo desenvolvido pela Konami e publicado pela Sega/Gremlin foi responsável por salvar muitas vidas e garanto-vos que nenhuma destas galinhas aqui estaria se não fosse Frogger.

Para ir ao salão de jogos.

E por isso ficámos felizes quando tivemos a notícia de que Frogger: Hyper Arcade Edition irá chegar às nossas consolas ainda nesta primavera, estando disponível para Playstation Network, Xbox Live Arcade, WiiWare e smartphones. A Konami disponibilizou as mais recentes imagens deste clássico que marcou a história dos jogos e faz parte da vida de muito maluquinhos que gostam de atravessar estradas, como nós. Originalmente criado para as cabines de arcade, Frogger é reconhecível em todo o mundo e sofreu inúmeras adaptações ao longo de 30 anos. O seu sistema de pontos é lendário e foi imortalizado no famoso episódio da série Seinfeld em que George garante o seu record numa máquina para apenas a ver destruída ao tentar atravessar a estrada.

A sua jogabilidade simples e viciante manteve este jogo a saltitar de plataforma em plataforma, e atesta mais uma vez que existem mecânicas de jogo tão simples e essenciais que serão sempre cativantes e irão garantir que muitos dos clássicos dos anos 70 e 80 continuem a viajar pelos tempos connosco jogadores. No caso de Frogger, controlamos uma rã que precisa de atravessar uma estrada e um lago a caminho de casa dentro de um tempo limite. Apanhar insectos pelo caminho ou ocasionalmente ajudar outra rã a chegar a casa oferecem pontos para além dos atribuídos pela rapidez de execução do nível. Frogger introduziu um conceito de jogo original e bizzaro, com jogabilidade simples e viciante acessível a qualquer pessoa, tornando-se num clássico instantâneo.

[slideshow]

 

Apesar de muitas versões terem sido feitas ao longo dos anos, a sua mecânica base manteve-se constante e ao que parece Hyper Arcade irá focar-se na experiência das cabines de arcada, com o modo clássico e alguma adições chamadas Tile Capture, Battle Royale e Freak Out, para além de um modo competitivo até 4 jogadores. Teremos ainda a oportunidade de costumizar o nosso interface com diversas skins que incluem grafismo 8-bit do Frogger, Castlevania e CONTRA.

Agora vamos lá ver se nos entendemos. Peço a todos os leitores do Rubber Chicken que, por favor, vistam coletes reflectores se caminharem na berma da estrada ou tentarem atravessar enquanto jogam Frogger: Hyper Arcade Edition no vosso smartphone. Os videojogos são um bode expiatório para tantos problemas sociais, que só faltava serem também responsáveis pelo aumento dos acidentes de viação. Nem se vistam de rãs e tentem atravessar uma via rápida. Aos domingos, provavelmente seriam um íman de condutores na terceira idade.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=2Vb2brJkGhs]