Existem três jogos de carros que me ficaram gravados nas memórias de infância e adolescência. Spy Hunter da Midway, Chase HQ da Taito, e World Rally da Gaelco. Mas pelas mesmas razões que me arrependo de ter revisto o filme A História Interminável já em idade adulta, não tornei a pegar nesses jogos.
Não me recordo em qual dos sistemas joguei primeiro Spy Hunter, se terá sido na NES, no Atari ou no Spectum, embora ainda mantenha bem vivas as memórias da mecânica do jogo onde conduzíamos por entre o trânsito frenético, numa altura em que bater nos outros carros não dava pontos, e tentávamos chegar o mais longe possível. E pensam vocês que os jogos endless run foram inventados agora. O que para muitos deve ter ficado também gravado na lembrança foram as entradas no camião de “abastecimento” para nos carregarmos de misseis ou de óleo e água para lançar na estrada, as piruetas que causávamos ao abalroar as motas ou a fabulosa transição da estrada para a água. O jogo foi adaptado a novas versões ao longo dos anos, incluindo uma grande versão com grafismo 3D na Playstation 2.
Existe no entanto um factor que é ao mesmo tempo deprimente e lisonjeador. O jogo prepara-se para fazer 30 anos, o que quer dizer que por um lado estou a ficar velho, por outro comecei bem cedo a jogar jogos que eram bem hardcore na jogabilidade. Para comemorar a efeméride, Spy Hunter está de regresso com novas versões para a Nintendo 3DS e para a PS Vita.
O jogo pertence agora à Warner Bros. Interactive que entregou o desenvolvimento à TT Fusion. Esta produtora é um braço da Traveller’s Tales, a responsável pelas grandes adaptações LEGO como Batman ou Star Wars, e tem sido responsável por adaptar bem estes famosos títulos para a Nintendo DS e 3DS. Daí que ter a TT Fusion à frente do jogo é um bom presságio, mais ainda com a companhia da Warner que é uma das grandes editoras que mais respeito actualmente pois, ao contrário de outras famosas, não se limita a estragar licenças, arrisca na edição de bons jogos e respeita e dá espaço aos produtores (jogos LEGO, Batman Arkham City, Lollypop Chainsaw, Gotham City Impostors, Bastion, entre outros).
Para além do óbvio melhoramento gráfico o jogo irá permitir mais personalização do nosso híbrido interceptor com muitas mais armas e gadgets, o suporte de um drone não tripulado e uma câmara sempre na acção que irá permitir visualizar os acidentes espetaculares em câmara lenta. Eu esperava que um jogo para comemorar um aniversário fosse o mais fiel possível ao original mas, pelas primeiras imagens parece que se puseram a inventar e colocaram a câmara atrás do carro, em vez da tradicional vista de cima. Se não existir a possibilidade dessa vista no jogo, vou para a porta da Warner atirar disquetes do Amiga. Ou então limpar o pó à minha PS2.
O jogo está previsto para o Outono de 2012.
http://www.youtube.com/watch?v=4vAslvNnoUo&feature=youtu.be