Com conferências muito mornas da Microsoft e da Sony, a grande surpresa do dia foi o evento da Ubisoft que só não leva já a taça porque ainda nos falta ver o que a Nintendo tem dentro da cartola. Esta que foi uma das conferências também mais estranhas, foi aquela que proporcionou jogos mais frescos e mais inovadores.
O arranque do evento chegou a assustar, com senhoras a dançar coreografias no palco e com uma Aisha Tayler demasiado histérica a apresentar as novidades e sempre com uma piada no guião que não fazia ninguém rir e quase que deitava tudo por terra, como o momento em que afirmou que todas as mulheres têm algo de gay nelas. Em certos momentos a apresentação parecia um desastre prestes a acontecer, como se estivéssemos a ver um comboio em câmara lenta quase a descarrilar. Mas com grandes jogos pelo meio, o equilíbrio permitiu acabar em nota bem alta.
Começámos com Far Cry 3 e com muito seio à mostra. O novo título da série está muito mais atrevido mas a melhor parte é que esse atrevimento não é só na quantidade de carne à mostra. Far Cry não tem medo de arriscar entrar por novos territórios e isso resultou numa das narrativas mais alucinadas mas também mais entusiasmantes que vimos até agora nesta E3. As personagens principais estão extremamente sólidas e o sublime vilão(?) Vaas arrisca-se a ser uma das melhores personagens de sempre dos videojogos. Os cenários incríveis mostram uma direcção artística muito trabalhada e variada. A Ubisoft promete vários arquipélagos em mundo aberto para explorar. Mais tarde, na conferência da Sony, foi também mostrado um modo cooperativo com 4 jogadores. Mas nada melhor do que ver esta estória de loucura e alucinação a mexer.
http://www.youtube.com/watch?v=gqJfROSdhwQ&feature=related
Splinter Cell Blacklist limitou-se à revelação do novo trailer, uma vez que a jogabilidade já tinha sido mostrada numa demonstração umas horas antes na conferência da Microsoft.
A Ubisoft mostrou hoje que está apostada em apoiar a futura consola da Nintendo e revelou um alinhamento impressionante para a Wii U incluindo jogos exclusivos. Rayman Legends é uma sequela para o muito premiado Rayman Origins e usa as funcionalidades de toque e do sensor de movimentos do novo controlador da Wii U. O jogo permite o modo cooperativo e foi jogado ao vivo na nova consola. Pelo que se viu parece um Origins melhorado, se é que isso é possível.
Depois de muitos logótipos e muitos jogos anunciados para a Wii U, que por certo vão ser mostrados na conferência da Nintendo, a Ubisoft guardava uma surpresa na manga. ZombiU é um survival horror exclusivo para a Wii U com, adivinharam, Zombies. Na tradição de trailers com pessoas cujo vírus já lhes comeu o cérebro, o trailer de Zombie U é um sério candidato a melhor trailer desta E3.
A esperada demonstração do novo Assassins Creed III acabou por revelar um jogo que nos deixa muitas dúvidas sobre qual a longevidade das zonas de floresta do jogo. Trepar árvores não parece ser tão emocionante como edifícios e parece-nos que essas áreas podem tornar-se demasiado repetitivas e desertas. O facto de os inimigos terem armas de fogo e, ou não terem pontaria, ou não dispararem as mesmas por razões desconhecidas é um pouco preocupante. Estes momentos não parecem um bom prenúncio para o que aí vem, embora o trailer que mostra o combate nas linhas da frente de batalha seja mais prometedor.
ShootMania Storm juntou duas equipas de 3 pessoas cada no palco, mulheres de um lado e homens do outro que se defrontaram numa batalha online neste novo shooter online futurista. Os homens terem ganho não é importante mas sim o facto de as partidas parecerem ser muito divertidas com uma mecânica em que cada tiro de laser certeiro é uma morte imediata, com rondas muito rápidas a sucederem-se. Despido de cenários detalhados e com apenas uma arma, este jogo dos criadores de TrackMania promete devolver a diversão e a simplicidade às batalhas online.
O que ninguém esperava era que a Ubisoft apresentasse aquele que poderá vir a ser o melhor jogo da E3. Watch_Dogs é uma nova propriedade intelectual com a premissa de uma cidade controlada por um sistema informático central que permite examinar tudo e todos, mas que está nas nossas mãos e não nas do inimigo. Numa cidade com um realismo nunca antes visto num jogo e com personagens no cenário que respiram vida, a demonstração mostrou uma jogabilidade que mistura elementos de exploração, com combate e com acção furtiva, mas tudo de uma forma que nos deixa de queixo caído. Com a possibilidade de controlar várias personagens na cidade ao longo da narrativa este é o jogo que ninguém estava à espera mas que promete tornar-se o jogo que todos vão ficar à espera. Nada melhor do que verem pelos vossos próprios olhos.
A Ubisoft, quando menos se esperava, arrasa com uma conferência que é pautada pelo risco e pela inovação. Se essa vontade de experimentar coisas novas pode produzir resultados dúbios como o que observámos de Assassins Creed III, pode no entanto produzir surpresas como Far Cry 3. Com um alinhamento muito sólido de jogos a editora tem ainda o mérito de nos ter surpreendido com o excelente trailer de ZombiU e de nos ter tirado por completo o tapete, no final do evento, com o impressionante e inesperado Watch_Dogs.
Comments (2)
[…] a jogabilidade de Assassins Creed III já mostrada na conferência da Ubisoft, estávamos apenas à espera de um trailer do novo jogo da série mas a Sony conseguiu garantir uma […]
Mais um bom resumo! O Far Cry 3 por acaso achei foleirinho.
Gostei especialmente do que eles mostraram da Wii U, o novo Rayman parece estar muito bom. O Zombie U, tem um trailer bonito, mas é mais um jogo de zombies, parece-me. É preciso ver gameplay, que espero que seja mostrado hoje na conferência da Big N. Tenho alguma pena que o Alien Freaks From Outer Space tenha sido transformado neste jogo, mas espero ser surpreendido.
O Watch_Dogs começou com uma intro um bocado WTF, mas depois fiquei rendido à sua jogabilidade, muito bom! Já anunciaram para onde vai sair?
Fiquei com a sensação que seria algo next-gen, ou pelo menos estava a ser jogado num bom PC .