Apesar do enorme sucesso da Playstation 2, da sua longevidade e extensa biblioteca de jogos, a primeira consola da Sony continua ainda assim a ocupar um lugar muito especial no coração dos jogadores em todo o mundo. Talvez pela forma como se impôs no mercado em meados dos anos 90, talvez por dar o impulso definitivo aos videojogos como estilo de vida, a consola continua laureada e a compatibilidade dos velhinhos jogos PSOne com as consolas de nova geração continua a ser uma característica do agrado dos jogadores.

Angry Pigs!

A lançamento de um clássico Playstation na loja PSN é por isso razão de jubilo, mas dia 19 de Junho vai marcar o regresso de um jogo muito especial. Um dos tesouros escondidos Playstation, Tomba! ou Tombi! na Europa, um jogo que pela sua estética bizarra e cómica, jogabilidade com elementos clássicos mas com design inovador e grafismo de qualidade se tornou num raridade clássica. Desenvolvido pela Whoopee Camp e criado por Tokuro Fujiwara, também responsável pela série Ghosts’n Goblins e produtor de Mega Man, Tomba! foi dos primeiros jogos a implementar as funcionalidades Dual Shock. Um jogo de plataformas de scrolling lateral que mistura de forma cativante elementos bi-dimensionais com mudanças subtis de posição de câmara que permitem visualizar o seu belo grafismo 3D, é famoso pelo seu personagem caricato, de cabelo cor-de-rosa  e calções rasgados verdes . E mais uma vez os porcos surgem em destaque como vilões da estória que invadem as tranquilas ilhas de Tomba e roubam a bracelete de seu avô, transformando todo o ambiente num mundo bizarro que o herói terá de percorrer enquanto tenta defraudar os planos dos porcalhões.

Corram a buscar a vossa cópia do original!

Tomba! usa um sistema de missões em que o jogador recebe Adventure Points (AP) por completar eventos, pontos esses que podem ser usados para abrir caixas, power-ups, itens para quests, aceder a determinadas áreas ou receber informações. O jogo contém diversas missões e sub-missões, muitas delas irrelevantes para a estória mas que são impossíveis de não jogar. A sua jogabilidade de plataformas clássica é pautada por diferentes mecânicas que trazem muita diversidade à experiência de jogo. Tomba! vai regressar pelas mãos da MonkeyPaw Games, fazendo regressar um jogo que actualmente é bastante raro, o que faz disparar o seu preço de venda, também pela elevada procura que tem por parte dos jogadores mais saudosistas e coleccionadores. Um jogo que a menos de 100 euros é um achado. Apesar de aclamado pela crítica, as suas vendas foram relativamente baixas e infelizmente a Whoopee Camp fechou as portas poucos anos depois. Mais uma razão para fazer deste clássico PSN obrigatório, à venda por $9.99, um verdadeira pechincha.

Tomba! merece regressar a casa dos jogadores. E se ainda anseiam por uma cópia do original apressem-se. É bem provável que as poucas cópias para venda desapareçam num ápice…e regressem a peso de ouro.