Nunca se arrependeram de não saber falar Japonês? Penso nisso todos os dias, especialmente porque a variedade de jogos que o mercado asiático oferece é estrondosa em comparação com o ocidente. Imaginem que vos apetecia divertirem-se com um jogo de acção em que controlam um animal e tentam sobreviver na selva urbana. Demasiado rebuscado ou arriscado? Não se preocupem, o Japão trata disso.
Tokyo Jungle foi lançado para a PS3 Japonesa a 7 de Junho e já é um sucesso, ainda sem data de lançamento para o Ocidente. Um jogo verdadeiramente original em que podemos controlar dezenas de animais enquanto tentamos sobreviver numa cidade de Tokyo pós-apocalíptica. Mas não se preocupem, porque este fim do mundo será para os humanos. Os animais não poderiam estar mais felizes. Bom, talvez com a excepção dos animais de estimação, ou das galinhas.Yikes!
Neste jogo vale tudo: porcos, cavalos, zebras, leões, hienas, crocodilos, dinossauros, canitos, miaus, veados, pandas…tinham velociraptors no zoo de Tokyo? O jogador terá de tentar sobreviver com a sua espécie de eleição, alimentando-se, marcando território e procriando de modo a aumentar as suas probabilidades de sobrevivência. Um jogo em que certamente a morte espreita a cada esquina, promete ainda diferentes tipos de abordagem consoante o animal que controlamos. Partir à aventura com uma máquina de cortar fiambre, vulgo Raptor, será significativamente diferente do que controlar um pintainho. Nós vamos jogar com o pintainho obviamente, e reescrever a história da evolução das espécies ao dominarmos o novo ecossistema nipónico. E fazer Darwin dar 3 cambalhotas encarpadas no seu túmulo.
Tokyo Jungle oferece ainda a oportunidade de customizarmos o nosso animal através de pontos de experiência. A progressão de jogo permitirá não só aumentar as capacidades físicas e de sobrevivência, mas também “vestir” o nosso pequeno bitoque para leões, uma opção um pouco estranha e demasiado antropomórfica para o nosso gosto mas que promete, pelo menos, resultados hilariantes. Sobreviver significa igualmente embarcar em séries de missões que permitem compreender o porquê do desaparecimento da humanidade. Não se preocupem os amantes de animais, é só um videojogo, até podemos ver no trailer um par de Pandas mais “entusiasmados”. Só mesmo num simulador é que isto poderia acontecer, eles são muito mandriões ao que parece.
Esperar pela versão europeia ou encomendar a versão Japonesa juntamente com um dicionário? Decisões, decisões…
Lets make Darwin proud!
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=b7wxRa4-fV0&feature=youtu.be]