Depois de escrever sobre a minha visão do segundo dia, volto ao Parque de Exposições depois de dormir apenas três horas. Alguns participantes ainda encontram-se a dormir debaixo das mesas e vão acordando, aos poucos, para tomar o pequeno almoço ou sentar-se directamente no seu lugar para continuar os torneios e acompanhar outros. Alguns abandonaram o local, mas muitos outros permanecem activos e outros voltam a repor as suas máquinas nas várias filas de mesas para continuar a fazer o que mais gostam: jogar, Cooperar, Experimentar. Mods para CS, Command and Conquer on-line, Poker. Começam logo pela manhã os gritos de satisfação, vejo a Mikinhas a jogar Borderlands, o Fábio continua a destacar-se pelo modding e o ruído de fundo começa a aumentar cada vez mais e sente-se o feeling em cá estar.

 

Vou para a zona de experimentação sentar-me numa mesa onde estão a demonstrar o jogo de cartas Magic: the Gathering (MTG). Fiquei a conhecer as regras básicas do jogo para poder iniciar-me, troco umas palavras com quem está atrás do projecto DrawStep e conheço a verdadeira dimensão deste nicho que não é tão pequeno quanto isso. Antes pelo contrário. As cartas e jogos de tabuleiro atraem muitos que por lá passam pelo bom aspecto e variedade do expositor, compram-se decks, oferecem outros, e sentam-se para jogar ou dirigem-se para próximas paragens com um sorriso de satisfação.

 

A zona de experimentação e a zona lounge começa a encher, os lugares dos simuladores de condução a serem ocupados pelos visitantes, os espaços mais abertos para kinect e move vão variando de caras. Todos os dias vejo algo novo, desde o pássaro telecomandado ao novo expositor de Diablo III, dos jogos da Marvel ao Boss do Guitar Hero que desliza os dedos pelas teclas com uma automação impiedosa. Não há hipótese em dizer que a E2Tech nos oferece sempre mais do mesmo e a XLParty BragaTech é prova disso. Não é por apenas daquilo que se vê, mas também por aquilo que se sente, num bom ambiente de diversão, de partilha e competição amigável, de bem-estar e boa disposição com caras muito bonitas.

 

Encontrámo-nos na final dos torneios, com a Asus ROG a destacar PES 2012 e Starcraft II, a TugaNet Games com Combat Arms e Xbox com Halo Reach. Os ratos em Stacraft II não param de clicar, mas num ambiente descontraído. A tal competição amigável, como referi antes, embora se tente ser o melhor e demonstrá-lo, pois os prémios são bons. Durante a tarde decorrem as finais de SteelSeries League of Legends (LOL), ANTEC Call of Duty 4, Xbox Modern Warfare 3, mais uma vez Asus ROG com Counter Strike 1.6, PCDiga com Crossfire e com maior destaque pelo 1º prémio de 3000 dólares: Meo Counter Strike Source.

 

À medida que os torneios acabam, os participantes vão deixando o local transportando as suas (muitas grandes) malas. A zona lan começava regularmente a ficar mais vazia e a zona de experimentação mais composta. Os sponsors iam distribuíndo os prémios pelos vencedores e davam uma razão para viajar até Braga. Mas esta não é a maior razão, pois como disse a Mikinhas e que acredito que será assim para a maior parte: “Venho mais para me divertir”.

“Mais para me divertir” e levar uma box do Diablo :)

 

Vou ser sincero. Já não me vejo sem comparecer em festivais como a XLParty. Ir embora é deixar uma saudade difícil de compreender e deixar um aperto de mão e um abraço àqueles com quem estivemos, só mesmo porque sabemos que quer dizer um até breve. Com votos que a E2Tech com o seu esforço, ambição e capacidade que tem demonstrado ao percorrer o continente para que todos tenham oportunidade desta experiência inigualável, seja sempre bem sucedida como aqui em Braga e por muitos e muitos anos. Mais uma vez, muito obrigado. Até à próxima edição e, entretanto, ficam as memórias.