De cada vez que a Sony adapta uma das suas maiores propriedades intelectuais a uma consola portátil, existe sempre o receio de que a nova versão dos jogos consista numa jogabilidade mais leve baseada no jogo original. Das campanhas demasiado curtas de God of War ao estilo demasiado arcade de Gran Turismo na PSP são muitos os exemplos de uma falta de afirmação e personalidade próprias nas versões portáteis, muitas vezes entregues a estúdios mais secundários. Quantas jogos para a PSP, que se adoravam na Playstation 3, ficaram esquecidos a ganhar pó numa prateleira? Será então esta versão de LittleBigPlanet para a PS Vita um jogo de bolso ou um jogo para andar sempre no bolso?

A versão Beta à qual o Rubber Chicken teve acesso continha 4 níveis do modo de estória e o acesso aos níveis criados pela comunidade assim como às ferramentas de criação. No entanto, falar de níveis começa a ser algo ambíguo em relação a LittleBigPlanet, pois cada vez mais este título consiste numa série de jogos e menos uma sequência linear e ordenada de níveis. O resultado é uma possibilidade de diferentes experiências de jogo virtualmente ilimitadas.

O Sackboy aperaltou-se para esta análise.

 

Quando iniciamos o nível The Mainframe Heist percebemos que graficamente não existe diferença entre as versões PS Vita e as de Playstation 3. LittleBigPlanet Vita é até agora o título que melhor demonstra as capacidades visuais da consola com texturas extremamente detalhadas que igualam o realismo de LBP 2. Os tecidos do sackboy, os reflexos na parede, o vidro, tudo apetece agarrar e apertar.

E é no agarrar e apertar que surge uma das maiores dúvidas. Ao longo do nível temos várias vezes de empurrar blocos, carregar em botões ou movimentar plataformas utilizando controlos de toque. Por vezes, isto torna-se muito intrusivo pois esse esquema de controlo com o ecrã táctil e com o painel traiseiro é usado ao mesmo tempo que os restantes controlos. Ora, é impossível ter as mãos em todo o lado ao mesmo e quando temos de saltar e tocar ao mesmo é meio caminho andado para estorvar a jogabilidade. A inclusão de mecânicas de toque vai ter de ser muito bem pensada e equilibrada ao longo dos níveis para que não se torne uma obrigação. Já sabemos que a consola têm paineis tácteis; não abusem.

LittleBigPlanet, The Dark Knight Returns

 

Ao longo do nível existem ainda boas ideias que mostram que LittleBigPlanet vai permitir umas das campanhas mais divertidas de sempre. O desenho do nível é não linear, voltando várias vezes ao centro do mapa para desbloquear uma nova área e caminho, a física do sackboy é a mesma de LBP 2 (para quem está habituado, correr, saltar e agarrar será imediato); o cenário é extremamente detalhado e contém vários puzzles misturados na jogabilidade de plataformas ao longo do trajecto. O facto de o Sackboy ter uma arma com um gancho à lá Batman ou Bionic Commando mostra que adicionando gadgets aos níveis as possibilidades multiplicam-se.

O nível Flounder’s Jump & Jive é um dos típicos níveis de corrida e aqui experimentei jogar a dois. Quando iniciamos qualquer nível o jogo diz-nos quantos estão a jogá-lo e pergunta se queremos juntar-nos a eles. Deverá ser possivel comunicar via chat com os outros jogadores mas não cheguei a conseguir utilizar essa particularidade. O melhor é mesmo a possibilidade de terminado o nível seguirmos ou sermos seguidos por outro jogador. Podemos assim levá-lo connosco para outros níveis do jogo ou da comunidade, ou ser conduzidos por um amigo a novas descobertas.

Anda, anda aqui ver esta roda. Anda…

 

Foi assim que eu foi conduzido ao nível Toy Tanks, que é na realidade um jogo de luta de tanques visto de cima em que temos de tentar destruir o tanque (ou tanques) inimigo utilizando os analógicos. E aqui, tudo muda. Porque LittleBigPlanet Vita partilha com LBP 2 a sua personalidade de máquina de construir jogos. O quarto nível disponível, o jogo Tapling, podia perfeitamente ser vendido à parte como um Playstation Mini.

Em Tapling controlamos um pequeno blob preto que tem de soltar outros blobs presos em jaulas. Com um grafismo belissimo que nos faz lembrar Limbo, tocamos no ecrã para onde queremos que o blob salte na tentativa de chegar a todas as jaulas e ao final do nível, evitando perigosos obstáculos cortantes e perfurantes ao longo do caminho. A determinada altura, enquanto passava por uma zona de gelo percebi que com a devida mestria e persistência podem até criar-se aqui jogos do género de Locoroco. Tapling possui quatro níveis e cada um com o habitual esquema mobile de três estrelas para cada um deles. Quando terminamos Tapling e ele nos mostra no ecrã “To Be Continued” temos a grande epifania de LittleBigPlanet Vita. Este jogo vai proporcionar milhares de jogos na portátil.

Acreditem ou não, este jogo foi criado em LittleBigPlanet Vita.

 

Quando começamos a experimentar os níveis da comunidade mais parece que estamos na AppStore da Apple a escolher jogos para o iPad. Há jogos de puzzles, shooters, sidescrollers e muito, muito mais. Com uma gigantesca comunidade repleta de pessoas extremamente criativas não é possível sequer imaginar o que vai ser criado ou quanto longe se pode ir. Mas uma coisa é certa: LittleBigPlanet Vita vai ser o título com a maior longevidade da nova portátil e aquele que poderá proporcionar mais surpresas, novidades e horas de jogo.

Isso percebe-se perfeitamente quando se chega à área de criação e os elementos que podemos utilizar contém centenas de variações. Há de tudo, desde objectos, a interruptores, a autocolantes, a mecânicas de jogo já construídas e até a uma linguagem de programação interna. Confesso que não estou na minha praia e nunca criei nenhum nível na série. Para mais, sem tutoriais na versão Beta não me atrevi a ir muito mais longe que experimentar a criação durante duas horas mas fiquei com a vontade de criar um nível quando chegar a versão final, tal é a imediatez com que tudo aparece quando selecionamos, sem tempos de espera. Quem sabe não está um endless run do Rubber Chicken a caminho de LBP Vita.

As melhores coisas da vida…

 

Se só poderem ter um jogo para a PS Vita, LittleBigPlanet PS Vita é aquele que devem escolher. O jogo é o primeiro que iguala a Playstation 3 tanto ao nível gráfico como ao nível dos níveis e ferramentas incluídas e quando a comunidade começar a criar níveis às centenas, LittleBigPlanet vai deixar de ser apenas mais um jogo para se tornar numa máquina de jogos portátil. As possibilidades criativas são ilimitadas e sejam vocês jogadores, competidores ou criadores é aqui que vão encontrar o jogo que vos vai encher as medidas. LittleBigPlanet Vita não é uma versão de bolso. É sim uma versão para andar sempre no bolso.