Papo & Yo chega finalmente à Playstation Store americana a 14 de Agosto, num dos jogos seleccionados da campanha PLAY 2012, em que os jogadores que comprarem 2 ou mais jogos recebem um voucher de compras PSN. Não sabemos ainda a data prevista para a Europa, mas seguramente não tardará muito.

Baseado nas vivências do director criativo Vander Caballero, na sua infância passada com um pai toxicodependente, oferece-nos um olhar único sobre as favelas, num mundo de fantasia pelos olhos de uma criança. Uma perspectiva diferente da real e também daquela transmitida por alguns shooters modernos, na sua glorificação da violência.

 

Um jogo de aventura, exploração e resolução de puzzles, em que controlamos o menino Quico juntamente com o seu robot Lula, a única capaz de conter a fúria de Monstro, melhor amigo de Quico que se torna no seu pior inimigo quando come sapos. O vício de Mostro terá de ser controlado por Quico enquanto percorre a favela e resolve puzzles em que o real e o imaginário se cruzam, de formas surpreendentes. A arte dos rabiscos de criança que decoram a favela são usados como pistas visuais, e todo um conjunto de conceitos de raiz na experiência do que é ser criança são usados em Papo & Yo de forma estética e como mecânicas de jogo, conferindo a esta obra um look muito característico.

Os vídeos de gameplay deixam-nos de olhos arregalados pela quantidade de ideias e simbolismos que o jogo oferece, numa estória de como o amor pelos videojogos, simbolizado em Lula, pode ajudar uma criança a ultrapassar momentos difíceis que são partilhados por muitos pequenos (e graúdos) jogadores em todo o mundo. Se algo tem vindo a mudar ao longo da última década, tem sido a forma como os jogos são cada vez mais usados como um veículo de transmissão de ideias e emoções, de homenagem, expiação ou libertação, jogos de coração aberto como Papo & Yo. Não os queremos de outra maneira e mal podemos esperar.

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