Anunciado a 19 de Julho, The war Z é um MMO de zombies com data de lançamento no Outono e que já conseguiu arrecadar 100.000 inscrições para a sua Closed Beta. A Hammer Point Interactive mostra-nos assim como aproveitar o momento perfeito para promover um produto e ganhar projecção. As comparações com DayZ são inevitáveis, quer pelo nome, quer pelo seu conteúdo, e esperamos intensas discussões e comparações durante os próximos meses, à medida que os jogadores exploram o que War Z lhes tem para oferecer.

Com um nome que se poderá igualmente ter inspiração na obra literária The World War Z, este MMO apresenta um componente RPG com elementos de shooter. O controlo será feito na primeira ou terceira pessoa e os jogadores terão a sua disposição pontos de experiência que podem usar para adquirir habilidades que aumentam as probabilidades de sobrevivência. O jogadores serão largados em mapas com entre 200 a 400 Km quadrados, estando inicialmente apenas um disponível de seu nome Colorado.

A customização do nosso aperitivo de zombies.

 

Algumas das características prometidas incluem:

1. Dois modos de jogo: Normal, em que os personagens podem ser ressuscitados após um período de cooldown; e Hardcore, em que a morte será permanente.

2. Componente PvE (jogador vs ambiente) e PvP (jogador vs jogador), o sugere a existência de mecânicas de interacção com o mundo de jogo, mas não sabemos se isso se refere a qualquer tipo de quests ou eventos.

3. Sistema de recompensas pela captura de jogadores, pedidos de ajuda e armadilhas.

4. Inexistência de subscrição ou micro-transacções obrigatórias para jogar.

5. Safe Settlements: cidades onde os jogadores podem deixar mensagens, comprar, vender ou guardar itens que apanhem pelo mundo, usando créditos (dinheiro e ouro) adquiridos durante o jogo.

6. Servidores públicos dedicados, bem como servidores privados.

Não podemos deixar de nos questionar acerca da similaridades entre The War Z e DayZ. Algumas das imagens disponíveis mostram que os sobreviventes têm um aspecto semelhante, para além da estrutura básica do jogo, não sendo de estranhar que War Z tenha provavelmente mais features, melhor aspecto e maior estabilidade tendo em conta que é um jogo feito de raiz e não uma modificação, em que tudo se  tem de adaptar ao motor de jogo que se está a usar. Numa entrevista recente ao IGN, aos produtor executivo e game designer sénior de War Z, foi confirmado que apesar de o desenvolvimento do jogo ter sido anterior a DayZ, a verdade é que o sucesso do mod validou o trabalho que estavam a desenvolver, e algumas opções foram tomadas tendo em conta o feedback a sua comunidade.

[slideshow]

 

Para nós jogadores, o mais importante é que o produto final seja espectacular. Nada é original e é a forte concorrência que leva mais além os conceitos e os jogos. O próprio conceito de um MMO de zombies não é novo, e algo que muito de nós desejamos há muito, ou simplesmente uma experiência de multiplayer massivo com ênfase na sobrevivência, na customização, na perspectiva de primeira ou terceira pessoas, mas longe do arquétipo do RPG online dos últimos 10 anos. Focado, sobretudo, na acção e controlo intuitivo dos personagens. Um jogo com estes componentes passado num mundo zombie é a cereja no topo do bolo.

Mal podemos esperar para percorrer o mundo perigoso de The War Z. O futuro parece mais zombificado do que nunca. Os mortos vivos andantes vieram para ficar, e a culpa é toda nossa que não podemos passar sem eles, vá-se lá saber porquê.

Manias!

As inscrições para a beta fechada encontram-se abertas no site The War Z.