Sempre fui avesso a simulações detalhadas ou interfaces extremamente detalhados. Quando pegava num avião ou helicóptero e nem do chão conseguia sair enquanto tentava perceber o funcionamento de dezenas de interruptores e botões, era mais que certo que dez minutos depois estaria a jogar GTA.
Tudo isso acabou ontem, quando uma promoção no Steam me fez arriscar no simulador independente Lunar Flight. O jogo é uma simulação detalhada do módulo lunar, muito semelhante àqueles que se tornaram famosos nas missões Apollo, onde o falecido Neil Armstrong se tornou famoso com a frase: “Um pequeno passo para o homem, um novo passo de dança para o Michael Jackson”. Como qualquer bom simulador que se preze, Lunar Flight faz-nos bufar e gritar logo a partir da descolagem. No entanto, o jogo prometia compatibilidade com um comando de jogo tradicional e antes de desistir, já que tinha pago para jogar, liguei o comando Xbox para Windows e lá experimentei sair do mesmo sítio. Curiosamente, uma hora depois, ainda estava agarrado ao jogo.
Só consegui aterrar o módulo noutro local uma única vez e esse feito foi conseguido com singelos e controlados toques nos botões. Tudo tem de ser feito com muita calma, todos os propulsores têm de ser usados na medida e no tempo certos. Com um só erro, preparem-se para não recuperarem jamais o controlo do módulo e quando tudo estiver a apitar escusam de tentar evitar a queda mais que certa.
Lunar Flight, contudo, tocou em algum botão especial dentro do meu cérebro e eu lá fiquei, posso dizer que até apaixonado, mais de duas horas a gerir teclas, botões do comando, vistas, números e visores, enquanto falhava uma e outra vez no simples acto de me deslocar de um ponto para outro. Com um simulador independente, e sem estar à espera, acabei de entender o fascínio de algumas pessoas pelo género. Lunar Flight está disponível por 10 euros na loja Steam e um novo update lançado hoje adiciona o cenário de Marte ao já existente da Lua, onde vão poder executar dezenas de missões, isto é, se conseguirem sair do mesmo sítio.
Logo à noite, Rail Simulator.