A capacidade dos humanos para acumular Swag é imcomparável no reino animal. O termo, que significa Stuff We All Get, refere-se a toda a tralha promocional que nos entregam nas exposições, congressos e eventos, que de nada serve mas que não resistimos a guardar e coleccionar.
A nossa obsessão por acumulação de bugiganga repleta de algum falso sentido é especialmente notória nas edições especiais e limitadas dos videojogos, pois nestes chegamos a pagar muito acima do valor do título por uma enorme acumulação de plástico, papel, cartão a até tecido. Podemos criticar, mas a verdade é que não lhe podemos resistir. As edições especiais são um género de queixume Corleónico: “Quando eu pensava que já estava fora, eles puxaram-me novamente para dentro”.
O Rubber Chicken foi passear à loja da Amazon inglesa à caça da edição especial perdida. O nosso objectivo foi procurar as edições que já se encontram esquecidas nos confins de um qualquer armazém central na Alemanha e que já desceram bem abaixo do preço inicial. A maior parte destes artigos são em primeira mão, outros encontram-se a preços irresistíveis mas por serem vendas em segunda mão. Nos usados é bem provável que os conteúdos digitais que acompanharam as edições sobre forma de códigos já não possam ser usados, mas o que nós queremos são acumulados de borracha, não virtualidades. A plataforma que escolhemos foi aquela em a edição está mais acessível. Esta é nossa selecção.
Alone in The Dark 5 Limited Box Edition Set [Wii]
O jogo é mau e a edição para Wii é a pior de todas ao nível gráfico, mas por 12 euros é um achado, principalmente pela fantástica estatueta de Edward Carnby. O livro de arte tem um óptimo aspecto e sendo um jogo de horror, a banda sonora em CD também é uma boa inclusão. Traz ainda um DVD com o making of. Já o jogo, podem deitar fora.
Limbo: Special Edition [PC e Mac]
O jogo é um dos melhores e mais belos indies de sempre. A edição de 17 euros, por si só, já valeria o preço pelos 7 postais incluídos com a arte do jogo, mas a edição conta ainda com a banda sonora em CD e com um autocolante do nosso herói, numa caixa que fica bem em qualquer estante. É provavelmente a única edição especial que possui óculos 3D retro e para além da versão livre de DRM do jogo, ainda podem oferecer uma key de Steam a alguém especial.
Machinarium: Collector’s Edition [PC e Mac]
Outro grande jogo independente a contar com uma boa edição especial é a aventura gráfica Machinarium, dos mesmos criadores do recente Botanicula. Por apenas 7 euros podemos pendurar um poster A3 no nosso escritório e dar-lhe um toque de decoração Steampunk. A edição traz ainda a habitual banda sonora, imprescindível em qualquer indie que se preze, bem como um livro com concept art não utilizada no jogo e, como acontecia nas revistas antigas de computador, um guia passo a passo impresso sobre como acabar a difícil aventura. Batoteiros!
LOTR: War in the North, Collector’s Edition [PC]
O Rubber Chicken já analisou o jogo aqui, e esta edição justifica com imponência a palavra coleccionador no título, pois a estatueta do Snow Troll é belíssima, enorme e algo que merece estar em exposição. O livro com a direcção artística está repleto de elfos, duendes, gigantes e lugares imaginados, e a colecção só peca pela banda sonora, uma vez que o CD só tem 3 faixas das muitas que compõe o jogo. Cerca de 25 euros.
Saints Row: The Third, Platinum Pack [Xbox 360]
Como é que se faz uma edição especial marcante para um dos jogos mais alucinados do ano? E que tal um headset personalizado com um vocoder que nos permite alterar a voz para se aproximar do chulo famoso no jogo? Por 35 euros faz-se a brincadeira. A edição contém ainda fatiotas digitais para descarregar, incluindo os maravilhosos fatos do Professor Genki, para além de um CD com a banda sonora. Mas a possibilidade de falar com os amigos como um senhor do Cais do Sodré bate tudo.
Tekken 6 – Arcade Stick Edition [PS3]
Não, por 63 euros esta edição não é nada barata, mas mesmo assim é um preço muito abaixo daquilo que já chegou a custar (cerca de 150 euros). A Arcade Stick Edition de Tekken 6 vem acompanhada de, como o próprio nome indica, um Arcade Stick e embora este controlador wireless seja inspirado no jogo, é compatível com todos os simuladores de estalada do mercado. Como se o controlador não fosse já de si suficiente, podem ainda contar com um livro de arte com 100 páginas. Fight!
Super Meat Boy – Ultra Rare Edition [PC]
Voltando aos preços baixos, que tal uma fantástica T-Shirt do Super Meat Boy por apenas 15 euros, para mostrarem a todos o indie hipster que existe em vocês? É quase oferecido, certo? Errado, é pornográfico, pois esta edição conta ainda com uma BD de Super Meat Boy, um poster e um livro de esboços. Como se já não bastasse, dentro da caixa está ainda o jogo. Uma pérola.
Batman: Arkham City, Collector’s Edition [Xbox 360]
Já foi uma colecção barata nas pré-encomendas, depois disparou para mais de 200 euros quando esgotaram os stocks, tal foi o pânico que a edição não regressasse às fábricas, e agora regressa a uns sustentáveis 45 euros (a versão PS3 está perto dos 80 euros). Cada vez que escrevo para o Rubber Chicken, esta estatueta do Batman está à minha frente na secretária, e garanto-vos que é de uma beleza e estilo artístico enormes. A excelente banda sonora é um download digital, assim como o são as missões da Catwoman. A completar a componente física está o habitual livro de arte e um filme animado da DC Universe, mas é a figura do Cavaleiro das Trevas a estrela desta caixa. Um verdadeiro coleccionável que não ficará com este preço por muito mais tempo.
Fallout 3, Special Edition [PC, Xbox 360 ou PS3]
De todas, a minha edição especial preferida de sempre. Comprada a uns singelos 15 euros no passado, actualmente já só se consegue adquirir por valores muito próximos dos 50 euros, e apenas em segunda mão. Embalada, esta colecção já ultrapassa largamente os 100 euros em muitos locais. A razão? Principalmente, o Bobble-Head do Vault 101, uma réplica funcional do mesmo item que existe dentro do jogo. Confesso que sempre que estou preso num artigo dou-lhe um toque na cabeça e fico a vê-lo enquanto balança freneticamente a enorme cabeça. Todos os conteúdos, incluindo o excelente livro de capa rígida vêm no interior de uma lancheira metálica que parece saída directamente da poeira do chão de Megaton. Esta colecção já não se fabrica e apanhem-na enquanto podem fazê-lo sem ter que passar fome ou vender o carro. Imperdível, para já.
Comments (4)
Eu tenho essa edição do Fallout, comprada por 10e na Worten já la vai o tempo
Mais outro sortudo. Guarda religiosamente :)
Ler este artigo asseguir de ter lido o outro sobre herança de jogos, faz-me temer um pouco o futuro do coleccionismo nos videojogos, vamos ter pdf’s de arte? wallpapers? Não chega, as coisas estão a tornar-se cada vez mais efémeras e apenas para satisfazer a necessidade irracional da aquisição de jogos de forma rápida, é mais comodo? É, mas também está a acabar aos poucos com o que jogar tinha de especial, que era a partilha. Tenho muito medo do futuro, as pessoas têm que ter mais cuidado quando pedem e querem um futuro mais digital
Faz parte do estado actual dos videojogos, que é fazer dinheiro com a moda actual e não pensar no futuro, acabando assim a canibalizar a industria xD
As indústrias dos filmes ou música também têm os seus problemas, mas na indústria dos jogos ainda não há regularização de nada, o que acaba a fazer com que as empresas façam o que quiserem, dai termos agora problemas com DRM, registos de patentes de jogabilidade ou o abuso das edições de coleccionador. É ridículo.
…e dito isto, o jogo pode não ser nada de especial, mas só pela estátua já vale a pena a edição especial do War in the North (e a do Super Meat Boy também está muito boa, mas ai já vale só pelo jogo).