Para o infinito e mais além. LittleBigPlanet PS Vita entrou na fase Gold, que é o mesmo que dizer: Está pronto! Agora só falta imprimir autocolantes minúsculos de 1 cm para os cartões de memória, copiar o jogo lá para dentro, fabricar e imprimir caixas e colocar uma gigantesca logística a funcionar que vai levar o jogo às prateleiras dos 5 continentes (não acredito que existam lojas de jogos na Antártida) no dia 21 de Setembro.

Se quiserem saber mais sobre o admirável mundo desconhecido que é o transporte de bens em massa podem ler o livro “As Alegrias e Tristezas do Trabalho” de Alain de Botton, mas se o que vos interessa mesmo é saber o que esperar do novo LittleBigPlanet PS Vita podem começar por ler a nossa antevisão aqui.

Claro que o Sackboy está todo inchado. Sabe perfeitamente como ficou o novo jogo.

 

A versão que experimentámos para fazer a antevisão do jogo foi a beta à porta fechada que esteve disponível no final de Junho. Nessa altura, dois níveis de jogo e alguns exemplos de criações possíveis da comunidade levaram-nos a afirmar que “se só poderem escolher um jogo para ter na Vita, esse jogo deverá ser LittleBigPlanet”. Em Agosto tivemos também acesso à versão de antevisão onde experimentámos toda a primeira zona do jogo e as nossas expectactivas ainda dispararam mais. Carnivalia é um lugar mágico que promete, e onde os 8 níveis de toda a primeira área mostram a mesma originalidade e criatividade na elaboração de cenários e obstáculos a que a série nos habituou. A mecânica e a física é a mesma da série, agora com a adição de funcionalidades de toque no ecrã e no painel traseiro (que ainda não me convencem) e com os giroscópios da consola (que me convencem).

Se conseguem imaginar, conseguem criar.

 

LittleBigPlanet está visualmente deslumbrante e mostra o que uma produtora que saiba o que fazer com o hardware da Vita pode conseguir. O jogo está literalmente igual à sua versão na Playstation 3 e não estamos na presença de uma adaptação reduzida mas sim de um AAA numa portátil. A Tarsier Studios já tem experiência de desenvolvimento em contéudos e níveis adicionais de LittleBigPlanet 2 (o pacote dos Marretas por exemplo) e a Double Eleven é liderada por antigos membros da Rockstar, por isso o jogo ficou bem entregue. É no entanto público que a Media Molecule esteve sempre a acompanhar e a ajudar em todo o desenvolvimento do título e isso nota-se perfeitamente.

A criação de níveis na versão de antevisão mostrou que vamos ter tutoriais para nos ajudar com as ferramentas de criação que vão permitir à comunidade criar milhares de níveis, mas o mais esperado são as criações de jogos dentro de LBP. Tapling já permite jogar todos os níveis e proporciona-nos um título que poderia ser comprado à parte em qualquer smartphone. Mas outras criações mostram também jogos de puzzle, jogos de plataforma, side-scroller shooters e top-down shooters, para além dos óbvios níveis tradicionais de obstáculos ou de corrida. Continuamos a achar que LittleBigPlanet PS Vita é muito menos um jogo e muito mais uma máquina de jogos portátil.

Little Big Lumines.

 

Como anunciado, todos os DLC com fatos que já comprámos para todos os jogos anteriores vão estar disponíveis também na versão Vita sem que tenhamos que pagar novamente, para além de estarem prometidas interações entre esta versão, entre LittleBigPlanet 2 e LittleBigPlanet Karting.

Se ainda não têm uma PS Vita, chegou o momento de a comprar. Acreditem, LittleBigPlanet PS Vita é um jogo que não vão querer perder. Correcção: LittleBigPlanet PS Vita são milhares de jogos que não vão querer perder.

 

Um pequeno passo para o Sackboy, um grande salto para os jogos portáteis.