A editora britânica Excalibur Publishing é famosa pelo seu catálogo de simuladores, cada um mais inesperado e excêntrico que o próximo. É comum até quando organizo um jantar ou uma noite com os amigos cá em casa, passarmos o catálogo mais recente de mão em mão para provocar a risota e a boa disposição.

Mas já dizia aquela senhora que começou a ler tarot na televisão, depois abriu uma discoteca, cresceu para socialite, depois fechou a discoteca, e acabou novamente a ler tarot na televisão: “Não negue à partida, uma ciência que desconhece”. No meio de toda aquela voz anasalada e arrastada, a senhora até tinha alguma razão. Recentemente experimentei o Rail Simulator 2012 e o Scania Truck Driving Simulator, e não só fiquei num estado hipnótico a jogar por várias horas, como ainda lá voltei várias vezes. Com o nosso André a fazer neste momento uma análise do European Bus Simulator, sobre o qual já escrevi aqui um dos artigos que mais gozo me deu, começa a existir um sério risco de o Rubber Chicken começar a recusar análises e artigos sobre os AAA do mercado e sobre os melhores indies, para nos dedicarmos exclusivamente a pérolas como Airport Control Tower, Underground Mining Simulator, Delivery Truck Simulator ou Street Cleaning Simulator.

Ahhhh, a calma de acordar às 5 da manhã para limpar as pistas, enquanto se lê o manual em Alemão…

 

Não sei o que estes simuladores têm de especial, mas existe neles algo inexplicável que nos agarra. Talvez seja por podermos experimentar com uma fidelidade enorme o trabalho de um camionista ou de um condutor de comboio sem no entanto termos de o fazer todos os dias até á reforma. Quantos de vocês já pensaram sobre como seria conduzir o metro? Quantos tentaram imaginar a visão que o condutor têm do túnel enquanto está a chegar ao Saldanha? Imagino que muitos de vocês já namoraram por instantes essas funções, e assim como vocês, milhões de pessoas por esse mundo que compram os jogos da Excalibur.

Atenção, continuo a rir um fartote cada vez que vejo o catálogo de novos lançamentos da Excalibur, só que agora apetece-me experimentá-los todos. Estes simuladores são um género de Cientologia dos videojogos: ninguém vê nem conhece os seus membros, mas eles existem espalhados por toda a parte, e conseguem cada vez atrair mais fiéis. Uma vez lá dentro…

Mesmo estando nós todos arrepiados com os palhaços, este é um dos títulos mais antecipados na equipa do Rubber Chicken.

 

Um dos jogos que estamos quase a receber é um dos que tem causado mais frenesim nos almoços da equipa. Circus World é o primeiro título desenvolvido pela própria Excalibur e permite, adivinharam, gerir um circo. Com lançamento previsto já para 21 de Setembro, o simulador promete mais de 30 performances diferentes para gerir, onde se incluem atiradores de facas, trapezistas, treinadores de animais, homens-bala e, claro, palhaços (medo!). Mas não há nada melhor do que traduzir directamente algumas das frases promocionais do jogo, pois nenhum de nós por mais anos de escrita que acumule consegue atingir tamanha eficácia:

–       Contratem performers extraordinários, despeçam os sofríveis!

–       Pouco dinheiro? Experimentem a pressão de um empréstimo bancário!

–       Ajustem os preços dos bilhetes, comida e mercadoria!

–       Passeiem pelo circo e apreciem a vossa obra!

Para além da quantidade enorme de frases com pontos de exclamação (são 10 ao todo) e da estranha semelhança com a actual forma de governar Portugal, a Excalibur anuncia que não olhou a despesas para criar a experiência mais realista e fidedigna de gestão de um circo. A olhar para a qualidade gráfica, parece que na verdade não olharam mesmo para as despesas.

Será que os artistas visuais do jogo também tinham um balde?

 

De cada vez que toca a campainha, cresce a expectactiva que esteja a chegar a nossa cópia de análise de Circus World e nada, mas nada este ano nos irá provocar tamanha antecipação. Qual Assassins’s Creed III, qual Halo 4, qual ZombiU? Este é o jogo para o qual as vossas atenções se devem virar nos próximos tempos. Ok, e talvez também para o Camping Manager 2012. Mas isso já é outro artigo, que isto quando aparecem bons temas temos de ser poupadinhos.