FarmVille foi avaliado pela Time Magazine como uma das cinquenta piores invenções. Nessa mesma lista, encontram-se o Spam; Spa para cães, Auto-Tune e o CD com protecção de cópias da Sony. Porquê a escolha do FarmVille para um lugar tão cobiçado? Fui tentar compreender com FarmVille 2 que já se encontra online como aplicação do Facebook.

Ao permitir que a aplicação FarmVille 2 tenha acesso aos meus dados básicos, como a maior parte das aplicações Facebook insistem, consigo aceder ao jogo.

A diferença é notória em relação ao primeiro FarmVille, pelo aspecto mais polido e continuamente mais atractivo. Não é possível importar algo do jogo anterior, mas os jogadores que muito investiram e fizerem a transição, serão compensados com alguns bónus in-game. Para os que investiram e gastaram muito tempo com a quinta, não se preocupem, FarmVille vai continuar independente de FarmVille 2 e terá novos conteúdos.

FarmVille à esquerda, FarmVille 2 à direita

 

Começo a jogar. No início, sou brindado com alguns animais numa quinta, em que só tenho acesso a uma parcela desta. Num curto tutorial que se seguiu, uma amiga de outra quinta explica como iniciar-me na área da agricultura. Começa por cobrar dez moedas para plantar tomates. A cobrança é fundamental no FarmVille e merece importante destaque no começo.

Alimento a galinha para me dar um ovo. Alimento a cabra para me dar leite. Sei agora que, alimentando animais, dá para vender os produtos no mercado. Vendi esses produtos e fiquei com mais moedas.

Será que a galinha vai dançar o hula hula?

 

A partir daqui, é necessário expandir a quinta. O preço do pequeno pedaço de terra custa o mesmo que os produtos que acabei de vender. É o mesmo que ganhar numa slot machine e perder tudo pelo vício e pela ganância ao querer mais. Mas atenção, isto é investimento. De tempo. E vício, também.

Entretanto, fui enganado com um “serviço de limpeza” do pedaço de terra. Eram apenas umas quantas cabras a pastar, demorando alguns segundos a consumir a relva alta que impedia o cultivo. Já se consegue prever o grande negócio que é o FarmVille 2 pela qualidade de serviço e “pata de obra” barata. Mesmo assim, encontrei um dos segredos, que será sempre encontrado em cada parcela de terreno expandido. Neste primeiro caso, é um moínho – antigo como tem o meu avô – para ração. Uma ração especial de um moínho que rala tomates e se transformam em fardos de palha. Como assim, fardos de palha!?

Quero expandir mais a quinta, mas o terreno quadrado passou a custar 1000 moedas.

Acabo de contratar um ajudante, gastando cinco notas. Tenho quase a certeza que não devia fazê-lo nesta fase inicial, mas só estou aqui para experimentar. Ajudou numa plantação a crescer mais rápido e foi embora sem dar explicações. Bela contribuição pelo gasto de cinco notas. Também posso convidar amigos para me ajudarem nos trabalhos árduos, mas prefiro não incomodar e não iludir alguém que goste de jogos mais refinados.

 

Existe uma general Store (venda de produtos), onde encontro vegetais e frutos; Ávores de frutos e frutos secos; Animais; Decoração; Construções; e outros utensílios necessários para as plantações.

Continuo a jogar, planto mais variedade de frutos, trato do primeiro animal bebé. No momento que o faço, aparece um quadro a dizer que os meus amigos também precisam de biberão (para dar aos animais bebés, claro). A constante pressão em escolher amigos e convidá-los (como opção, mas que incentiva com ofertas) prova-se repetida e indesejável.

Após alguns segundos…

O suor é do calor. Estou extremamente calmo.

 

O que aconteceu agora? Sou obrigado a juntar-me à comunidade FarmVille no facebook, para elevar a experiência de jogo. Logo desactivo.

Continuo a plantar, colher, alimentar os animais, recolher os produtos e a vendê-los no mercado. Fiquei com mais dinheiro, mas fiquei sem água. O que fazer?

Opção 1: Pedir, num modo invasivo, aos amigos.

Opção 2: Comprar.

Opção 3: Comprar o dobro da quantidade, mas com desconto. Igual ao supermercado.

Mas se não tenho dinheiro, como faço? Há uma forma rápida e cara. Vejam as tabelas seguintes.

Cada um de nós é responsável pela decisão em gastar ou não gastar.

 

E porque preciso de dinheiro? Para a quinta crescer mais depressa, sem ter de esperar pelos animais ficarem com fome; ou as árvores demorarem horas a dar fruto. Quando digo horas, são horas a fio. O tempo é contabilizado para perceber o quanto devemos esperar para prosseguir com alguma acção, dando uma ideia se devemos colar no ecrã ou se podemos dar uma volta com o Amigo ou namorada. Trabalhar, ter uma vida social. Coisas simples.

Se querem produzir mais rápido e tentar algum dinheiro fácil (melhor numa jogada inicial), fixem-se nos tomates. São mais rápidos de produzir e colher. Podem utilizar fertilizante para melhorar a colheita ou um produto que acelera o crescimento, se tiverem dinheiro para tal. Nada ou pouco é grátis. Está tudo pensado para dar ao jogador menos paciente a vontade de investir dinheiro. Para os mais pacientes, não haverá impedimento em olhar para a quinta num projecto a longo prazo. Surpreendentemente longo.

whaaaat?

 

Cheguei à fase da decisão. A minha próxima tarefa, como podem ver na imagem acima, é ajudar amigos nas suas colheitas.

Não quero ir além da minha quinta.

Não quero enviar pedidos.

Não tenho mais notas para gastar.

Não tenho dinheiro na conta bancária.

Estou entre a espada e a parede. O que fazer?

Eliminar. Roger that.