Já lá vão uns aninhos desde que Derek Yu nos presentou com o seu retro rogue-like de exploração espeleológica. Um jogo muito perigoso e que pode levar a uma severa adição, perda de memória e desorientação espacial. É fácil perdermos a noção de tudo nos seus meandros, enquanto procuramos investir mais e mais fundo nas cavernas repletas de coisas brilhantes.
Um jogo cheio de loot, de segredos, de inimigos, armadilhas e pequenos toques de génio, a cada esquina de Spelunky encontramos algo de novo. E a novidade é a grande arma que o jogo tem, com um conteúdo virtualmente infindável pela geração aleatória de cavernas que constitui o ponto fulcral de toda a experiência. Gruta, cavernas, arcas de tesouro ou diamantes incrustados, inimigos ou amigos, armas, armadilhas e segredos. Tudo é novidade a cada nova sessão de jogo, em cada porta que entramos, mais e mais adentro pelo sub-solo do deserto que o nosso pequeno herói decidiu explorar. Além de tudo, os cenários podem ser completamente destruídos com o auxílio de bombas, abrindo um vasto leque de abordagens a cada desafio colocado perante o jogador.
O jogo recebeu uma versão XBLA lançada recentemente, com análise da galinha para breve. Até lá, e para todos aqueles que sentem alguma força estranha e omnipresente a meter-vos a mão ao bolso enquanto dormem, o Rubber Chicken decidiu partilhar a versão para PC gratuita de Spelunky. Uma conversão para browser foi feita por Darius Kazemi e pode ser jogada aqui.
Uma experiência de risco e recompensa em que somos forçados a aprender a jogar não por memorização, repetição ou automatização das acções, mas por puro desenvolvimento enquanto jogadores, num dos melhores jogos gratuitos de sempre. Talvez simplesmente, um dos melhores jogos de sempre.
Feliz exploração!
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=RDFANgztRJM&feature=youtu.be]
Comments (3)
Grátes é o que o pessoal gosta! Vou experimentar. :)
Grátes e bom Pedro Soares, que mais se pode querer :D
Tão bom, este são daqueles jogos que me deixam horas agarrados, no iOS há um deste genero também engraçado chamado Gold Rush