Ontem tivemos a oportunidade de saber tudo o que queriamos acerca da Wii U no último Nintendo Direct. Data de lançamento, títulos que podemos esperar nos próximos meses e nas lojas ainda este ano. O Rubber Chicken já teve o privilégio de jogar com a nova menina da Nintendo e tal como vocês, também nós ansiamos o seu lançamento. Vamos lá ver com o que podemos contar.

A data de lançamento oficial é de 30 de Novembro 2012. Daqui a pouco mais de 2 meses esperem ver caixinhas coloridas a piscarem os olhos à vossa carteira, e por isso o melhor é começarem a guardar as notas debaixo do colchão, ou noutro sítio mais seguro (como na coleira de um mastiff japonês) porque como as coisas estão nunca se sabe. Teremos direito aos tradicionais pacotes Basic e Premium. O preço dos pacotes irá depender dos retalhistas, mas podemos comparar com os preços americanos que serão  de $299 e $349 respectivamente.

Facilmente vemos que o Premium Pack é muito mais atractivo, não só pelos acessórios mas pela inclusão do Nintendo Land, um party game que nos impressionou pelos seus jogos divertidos e originais. Este pacote oferece ainda o Nintendo Network Premium, através do qual podemos acumular pontos por cada compra de conteúdo digital, sendo que 500 pontos equivalem a 5 euros que podem ser usados em compras futuras. Este sistema será implementado até ao final Dezembro 2014.

Premium Pack

• Wii U preta

• 32 GB de armazenamento

• Wii U Gamepad preto

• Carregador pcomando

• Transformador pconsola

• Cabo HDMI

• Suporte pconsola e comando

• Base de carga p comando

• Barra de sensores

• Jogo Nintendo Land

• Nintendo Network Premium

Basic Pack

 

• Wii U branca

• 8BG de armazenamento

• Wii U Gamepad branco

• Carregador pcomando

• Transformador pconsola

• Cabo HDMI

 

Mas 8GB e 32GB de espaço é muito pouco nos dias que correm, e mesmo sabendo que os conteúdos digitais Nintendo ocupam habitualmente pouco espaço, a verdade é que a consola é muito mais poderosa em termos de processamento e o espaço acaba por ser um factor relevante. Sabemos que irá ser possível ligar um disco externo à consola, mas mesmo assim fiquei um pouco alarmado com o facto de ainda antes da consola sair, já contemplar a necessidade ou não de mais um acessório adicional.

Mas são os jogos que nos interessam e podemos visualizar aquilo que a Nintendo tem planeado para o dia de lançamento e a janela de lançamento, que é até ao fim de Março de 2013.

Clique para visualizar.

 

A maior surpresa foi sem dúvida o desenvolvimento de Bayonetta 2 como exclusivo Wii U. A senhora de saltos altos e roupa justa foi responsável por um pequeno teaser anunciando o jogo, mas infelizmente ainda não sabemos de que nova forma poderemos jogar aquele que é dos slashers mais caóticos de sempre. Queríamos que nos mostrasse mais qualquer coisa, mais já foi bom para nós, minha senhora.

 

A melhor notícia? A existência de um Premium Pack de consola exclusivo de ZombiU. Restam poucas dúvidas acerca de qual das ofertas escolher para os amantes de acção, zombies e javardice espalhada pela sala. Novas características de jogo foram também desvendadas, como a existência de crafting de armas, level-up por utilização das mesmas, modo Survival onde apenas temos uma vida e um conjunto de funcionalidades online bastante promissoras: deixar mensagens dicas para outros jogadores; atacar antigos jogadores em forma zombie, roubando os seus itens; ver onde estão os nossos personagens anteriores para podermos recuperar mantimentos, quantos jogadores eles mataram e leaderboards. Zombi U está a destacar-se como principal candidato a primeiro disco a entrar na Wii U.

Pelo menos mais dois meses.

 

Já jogamos New Super Mario Bros U e pouco há a dizer. É um típico Mario, ao estilo que nos habituamos, mas agora com a possibilidade de um jogador criar plataformas usando o Wii U Gamepad. É uma funcionalidade divertida e que tivemos a oportunidade de experimentar quando testámos a consola, mas confesso que a perspectiva de um novo Super Mario de Myamoto é aquilo que mais anseio, e para já não há nada anunciado. Teremos de nos contentar com Pikmin 3. Uma chatice.

 

LEGO City Undercover é uma dos títulos que tenho mais curiosidade. Está com um aspecto fantástico, humor delicioso e espero que traga muitas horas de jogabilidade sandbox, daquela que a malta gosta. Muita confusão, parvoíce e jogabilidade emergente.

 

Outro jogo que dispensa apresentações é Rayman Legends. Sabemos que é título de lançamento. Sabemos que é maravilhoso. Já jogámos e confirmamos que partilhar a experiência com outra pessoa é único. Tantas ideias bem implementadas com o Wii U Gamepad, cortesia do Monsieur Ancel. Is good senhor, is good.

 

O estranho Project 101 ganhou nome finalmente: The Wonderful 101. E agora percebemos o porquê desse nome. Uma mistura de beat’em up com Pikmin, controlamos dezenas de pequenos heróis que combinando forças realizam ataques em conjunto devastadores, podendo inclusive recrutar mais elementos. É um jogo que também implementa as funcionalidades do Wii U Gamepad na forma como “desenhamos” os ataques que queremos realizar sobre os inimigos. Um jogo que também está no radar da galinha. Muitos é multidão, 101 é maravilha.

 

Nano Assault Neo e Toki Toki 2 são mais dois títulos de lançamento que dão alguma variedade ao line-up de dia 30 de Novembro. O primeiro é um shooter e o segundo uma nova iteração de um clássico presente noutras consolas Nintendo. Este último talvez mais interessante pela funcionalidade de editar níveis usando o Wii U Gamepad, mostrando assim o potencial do comando como ferramenta criativa. Trine 2 Director’s Cut também é título de lançamento e está, como sempre, com um aspecto deslumbrante.

 

 

 

Oito jogos no dia de lançamento acaba por saber a pouco, no entanto alguns deles acabam por justificar a nossa vontade de ter o Wii Gamepad novamente nas nossas mãos. A mim pessoalmente? ZombieU e Nintendo Land. Não esquecendo também o lançamento de Mass Effect 3: Special Edition. Em todo o caso, os títulos de lançamento irão assegurar que os meses seguintes estejam recheados de novidades e variedade. A questão mantém-se, de como é que os developers irão aproveitar as funcionalidades da nova consola, que são tremendas. Sabemos que os estúdios da Nintendo não irão desiludir, mas esperamos que outros sigam o exemplo da Ubisoft, que é a meu ver a grande impulsionadora da consola em termos de software neste momento, para além dos jogos Nintendo, obviamente.

Jogos como Game & Wario, Rabbids Land, Disney Epic Mickey 2: Power of Two ou Scribblenauts Unlimited são alguns jogos que acredito que trarão alguma dessa magia que encontrámos em alguns dos jogos que já tivemos a oportunidade de jogar, e esperamos que assim seja. Monster Hunter 3 Ultimate aponta ainda na direcção de um crossplay entre a versão 3DS e a Wii U. Alguns dos títulos em desenvolvimentos para a nova consola da Nintendo podem ser conferidos no vídeo em baixo.

 

E para terminar em beleza, um piscar de olhos sobre o catalogo da Activision, com Black Ops 2 à mistura. Os títulos não convencem muito, com a excepção de Skylanders que é concorrente de peso. Pokemon que se cuide.

Eu quero jogar Wii U agora se faz favor. Pode ser?