Este artigo pertence ao passatempo Nintendo. Partilhem no facebook para ganharem uma viagem a Paris. Podem consultar todas as regras aqui.
Assim como o E.T. telefonava para casa, a 3DS está constantemente a tentar falar com outras consolas. Naquela que é uma das funcionalidades mais recompensadoras da portátil, as consolas trocam automaticamente dados entre si sempre que se cruzam na rua, nos transportes, nos cafés, nas faculdades e por todo o lado onde existirem pessoas com afición pelo toureio de Bowsers.
Curiosamente, não ficamos a saber nada sobre a pessoa (ou as pessoas) com as quais nos cruzamos. Quando abrimos a consola e somos notificados que encontrámos alguém, aquilo que recebemos é o Mii de outra pessoa. Daí que a personalização seja aqui outro divertimento, pois quanto mais curioso for o nosso Mii mais diversão vai provocar no lado contrário. Claro que podem ter um comentário no vosso avatar e esse ser o vosso nome e apelido, caso queiram que os mais curiosos vos vão pesquisar ao facebook, mas eu aconselho-vos a serem mais criativos e a usarem frases que possam ficar marcadas. O meu Mii, sempre que encontra alguém saúda sempre com a mensagem: “Vai estudar Relvas!”
Para que o StreetPass funcione basta que as consolas estejam em modo de descanso, isto é, ligadas mas fechadas. Depois, segundo a Nintendo, qualquer consola que se cruze connosco num raio de 50 metros vai trocar dados automaticamente. Em Lisboa estas ocorrências são uma autêntica festa, uma vez que são raras e cada uma vale ouro. Este é um dos problemas do StreetPass no nosso país, a existência de poucas 3DS a passearem na rua. Experimentem passear a vossa 3DS pelas ruas de Londres e preparem-se para uma overdose de encontros. Claro que existem estratégias nacionais. Se pesquisarem na web um evento do campeonato nacional de Pokémon e o forem visitar com a vossa consola é bem provável que encontrem novidades. Outra das tácticas pode passar por passear em redor de escolas primárias onde algumas consolas devem estar dentro de mochilas, embora seja altamente perigoso um adulto andar a rondar uma escola. Já imagino o polícia na sala de interrogatório a exclamar (enquanto enrola a lista telefónica): “Com que então à procura de dados de StreetPass…”
20 anos de prisão aparte, o certo é que receber novos Mii’s é muito recompensador. O melhor local para os usar é na Mii Street Plaza, onde é viciante utilizar os outros Mii’s como guerreiros para completar a quest, ou receber as peças que servem para desbloquear os vários puzzles existentes. Mas a troca de informação não se fica por aqui, uma vez que a maior parte dos jogos possuem de alguma forma funcionalidades StreetPass.
Alguns dos melhores exemplos são o Kid Icarus e o New Super Mario Bros 2. Uma das características mais famosas para quem joga a aventura de Pit são as possibilidades infinitas de criar novas armas. O StreetPass, quando activado, envia armas nossas para outras consolas e recebe por sua vez novidades que podemos usar. Mais uma vez, é a criatividade que é premiada. Já New Super Mario Bros 2 utiliza o StreetPass da forma mais competitiva que experimentei até hoje na consola. O jogo possui um modo chamado Coin Rush em que o objectivo é apanharmos o máximo de moedas durante três níveis, mas apenas com uma única vida. Através de StreetPass, se nos cruzarmos com alguém que ficou abaixo de nós na pontuação recebemos todas as moedas conquistadas pelo outro jogador.
O mais curioso nestas interacções é que na realidade ninguém perde moedas ou sabe se a sua arma foi entregue. Existe uma noção de comunicação com outros jogadores que é falsa, pois não acontece na realidade. A nossa consola recebe dados e a partir daí são os softwares que simulam a “conversa”. Mas está tão bem desenhado e implementado que nos provoca uma noção de ter existido realmente uma interacção da qual o outro lado também saberá como continuou.
É uma das 10 coisas que adoro na 3DS, esta possibilidade de a minha consola falar com as outras com que se cruza e trocar dados. Chegar a casa, abrir a consola e receber a notificação que encontrámos alguém, continua a ser um dos maiores prazeres da portátil. Podem ver vídeos sobre esta e outras funcionalidades na visita guiada da 3DS (onde se pode aprender tudo sobre a consola e ver modelos a jogar).